Caraguatatuba lidera o número de mortes violentas entre as 39 cidades do Vale e Litoral Norte

Número de mortes em Caraguatatuba(dez), no primeiro trimestre de 2024, supera as mortes ocorridas em São José dos Campos( seis), cidade com 729 mil habitantes e Taubaté( cinco), que tem 317.915 habitantes

 

Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, foi a cidade com maior número de mortes violentas entre todas as 39 cidades que compõem a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, no primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo(SSP-SP).

 

Caraguatatuba, com 123.389 habitantes, teve 10 homicídios registrados entre janeiro, março e abril, segundo dados da SSP-SP, superou o número de mortes violentas registradas em municípios como São José dos Campos, que tem 729 mil habitantes e Taubaté, com 317.915 habitantes, que registraram no mesmo período, seis e cinco homicídios, respectivamente. 

 

Há muitos anos a cidade vem registrando índices elevados em homicídios, estupros e roubos a mão armada. A polícia tem dificuldades para esclarecer a maioria dos crimes violentos. Em março, por exemplo, dois jovens de 16 e 18 anos foram encontrados mortos, com sinais de extrema violência, em um matagal de Caraguatatuba. Até o momento, não foram  identificados e presos os autores do crime.

Em março deste ano, dois jovens de 16 e 18 anos, foram encontrados executados na região sul

Os crimes não ocorrem apenas na periferia da cidade. Em julho de 2022, um jovem de 20 anos foi morto a tiros nas areias da praia Martim de Sá, uma das praias mais famosas e badaladas da cidade e região. O crime ocorreu quando a praia estava cheia, assustou moradores e turistas, mas segundo consta, até hoje não teria sido esclarecido e ninguém foi preso.

Jovem de 20 anos é assassinado na praia Martim de Sá em julho de 2022

 

Segundo fontes da polícia, a maioria das crimes estaria ligado ao tráfico de drogas, ou seja,  mortes  por briga por pontos de drogas ou mortes devido as dívidas contraídas com traficantes.  Após a divulgação das estatísticas pela SSP-SP, a polícia realizou várias operações especiais nas cidades do Litoral Norte ao longo desta semana com a prisão de cerca de 20 pessoas envolvidas com o tráfico, roubos e homicídios.

 

Em entrevista concedida esta semana a um portal do Vale do Paraíba, o diretor da Polícia Civil na região, delegado Múcio Alvarenga, disse que haverá aumento no efetivo das delegacias da região do Vale e Litoral Norte, com a contratação de 200 investigadores e 100 escrivães. Alvarenga disse que investirá em tecnologia para buscar a redução dos índices criminais na região do Vale e Litoral Norte.

 

Prefeitura

 

Em nota encaminhada ao NP, a prefeitura de Caraguatatuba afirma que os dados da Secretaria de Segurança Pública Estadual mostram que Caraguatatuba, apesar de aparecer na frente do ranking de mortes violentas, o número de 2024 é inferior ao mesmo período de 2023.

 

A prefeitura afirma ainda que a Constituição Federal aponta em seu artigo 144 que a competência de prover segurança pública é do Estado, mas que a Prefeitura de Caraguatatuba tem investido parte de seu orçamento em segurança para manter a ordem no município.

 

Segundo a prefeitura, desde 2017 foram investidos cerca de R$ 50 milhões em convênios com as Polícias Civil e Militar e com a implantação da Guarda Civil Municipal em 2022, que neste momento está fazendo um chamamento para aumentar seu efetivo em mais 36 integrantes.

 

Além disso, a Prefeitura também implantou o Centro de Operações Integradas (COI), com mais de 180 câmeras de monitoramento espelhadas pela cidade, formando a chamada Muralha Eletrônica, com reconhecimento de placas de veículos e facial de pessoas procuradas pela Justiça. Graças ao trabalho integrado de GCM com COI, foram presas 44 pessoas em 2023.

 

Na Operação Verão 2023/2024, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, recebeu 266 policiais que trabalharam durante todo o verão (Natal até o Carnaval) em ruas e espaços públicos de Caraguatatuba. Somente com a Operação Verão, a Prefeitura investiu mais de R$ 1,2 milhão, referentes à hospedagem e alimentação dos policiais durante a temporada.

 

A Atividade Delegada (policiais em horários de folga trabalham e recebem pela Prefeitura), também tem recebido investimentos desde 2017, com o aumento do efetivo de policiais pagos pela municipalidade para realizar o patrulhamento nas ruas. O programa ganhou ainda motos e viaturas novas.

 

A Prefeitura tem realizado ainda grandes investimentos em iluminação pública, de Norte a Sul da cidade, melhorando a sensação de segurança entre os munícipes.

 

Conseg 

 

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 14 de maio (terça-feira), a partir das 18h30, a 35ª Reunião Ordinária, que será realizada na sede da OAB Caraguatatuba, localizada na Avenida Paulo Ferraz da Silva Porto, 377 – Prainha. Durante a reunião, será feita uma apresentação dos índices de violência na cidade. O encontro é aberto ao público.

 

Criados na década de 1980, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) têm por objetivo a aproximação entre a população e as autoridades policiais do bairro ou município. A ideia do Conseg surgiu para criar um espaço no qual a comunidade pudesse se reunir e pensar estratégias de enfrentamento aos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *