Paraty(RJ) sediará festival internacional de cinema em 2024

 

A cidade de Paraty, na costa sul fluminense, irá sediar de 1 a 4 de agosto deste ano, o Festival Internacional de Cinema de Paraty. A cidade que recebe cerca de 3,5 milhões de turistas ao longo do ano quer se transformar numa das vitrines mundial do cinema.

 

O lançamento do festival aconteceu recentemente, dia 24 de abril, em solenidade realizada no Cinema da Praça,  reunindo o prefeito Luciano Vidal,  organizadores, produtores e curadores do evento, também autoridades da administração pública, representantes do trade e do audiovisual da cidade, para apresentar o formato do festival que acontecerá entre os dias 01 e 04 de agosto de 2024.

 

Segundo a prefeitura local e os organizadores, o Festival Internacional de Cinema de Paraty chega à histórica cidade com o objetivo de contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, encontros com profissionais do setor, entre outras muitas ações. Destacando expoentes do audiovisual, profissionais de extrema relevância em todo o país e no exterior.

 

Ao longo de quatro dias, serão exibidos filmes brasileiros e internacionais, selecionados para a mostra competitiva, em diversas categorias, entre elas, a de Curta-metragem regional, com filmes que tenham sido rodados em Paraty, e que apresentem, em seu argumento, a cidade como destaque. Somam-se ainda mostras especiais e homenagens à personalidades do cinema que se dedicaram à sétima arte. O evento contemplará filmes vencedores nas categorias de Melhor Curta-metragem e Longa-metragem Ficção Brasileiro. As produções serão exibidas nas próximas edições do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

 

 

Cinema

 

Paraty já foi cenário de inúmeros filmes de longa e  de curta metragem, novelas, minisséries, casos especiais para a televisão e para vários videoclips. Um deles, no entanto, jamais chegou as telas do cinema ou televisão: “Running Out Of Luck”, produzido em 1985 por Mike Jagger.

 

A cidade foi palco de filmes importantes, entre eles,  Como Era Gostoso o Meu Francês(1970) – Com Arduino Colassanti, Ana Maria Magalhães e direção de Nelson Pereira dos Santos; A Moreninha(1971), com Sônia Braga, David Cardoso, Carlos Alberto Ricelli; Gabriela(1983), com Marcello Mastroianni, Sônia Braga e Ricardo Petraglia, com direção de Bruno Barreto; A Floresta das Esmeraldas(1985), com Powers Boothe, Meg Foster, Eduardo Conde; O Beijo da Mulher Aranha(1985), com Willian Hurt, Raul Júlia, Sônia Braga e direção de Hector Babenco; e, O Quinto Macaco(1990), com Ben Kingsley, Vera Fischer e Milton Gonçalves.

Jagger

Mick Jagger gravou o videoclipe em Paraty em 1985. A ideia era aproveitar o clipe, na verdade um longa-metragem, para promover “She’s the Boss”, um disco solo.

 

O filme Running Out Of Luck nunca foi exibido, teve apenas alguns trechos postados nas redes sociais. Teve direção do britânico Julien Temple e contou com a infraestrutura da Renato Aragão Produções

 

Jagger fez o roteiro, que contava a história de Mick, um cantor de rock que vem ao Brasil realizar uma filmagem e que após brigar com a namorada (Jerry Hall), envolve-se com um grupo de travestis, é sequestrado e vai trabalhar escravizado em uma plantação de bananas em Paraty.

 

Paraty ainda era uma cidade supertranquila, apesar de atrair turistas do mundo inteiro. Vários artistas brasileiros participaram do filme: Grande Otelo, Norma Bengel, Tonico Pereira e Tony Tornado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *