Demolição de casas no Morro do Fórum deve ser concluída na segunda, dia 4

Famílias que não foram para o Tubão procuram abrigo em casa de parentes e amigos. Fotos: Reprodução Rádio Costa Azul

Com o início na última terça-feira (28) da operação de desocupação e demolição das construções irregulares do Morro do Fórum, na Estufa II, um total de 73 famílias, sendo 123 adultos e 62 crianças, estão abrigadas pela Prefeitura de Ubatuba no Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão.

Segundo a prefeitura, as demais famílias deixaram o morro com destino a casa de parentes e amigos antes do início da desocupação. A prefeitura alojou no Tubão apenas as famílias que não tinham para onde ir. Segundo a administração, elas estão recebendo auxílio de diversas secretarias municipais, com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, profissionais da saúde e recreadores. O atendimento oferece alimentação completa e estrutura necessária para que as pessoas possam se alojar até encontrarem uma nova moradia.

 

Prefeitura distribuiu refeição aos desalojados do Morro do Fórum abrigados no Tubão

No local também está sendo feita uma avaliação social para a disponibilização do auxílio moradia às famílias que se enquadrarem no projeto, pelo período de até 12 meses. Ao final desta quarta-feira (29), 10 famílias já receberão o valor de R$ 1.320,00 cada. O auxílio será disponibilizado pela prefeitura, pago com recursos próprios do município.

De acordo com a Secretaria de Assistencial Social ainda não é possível estipular o tempo que as famílias poderão permanecer no ginásio, visto que é necessário aguardar a liberação do auxílio moradia. Enquanto isso, a prefeitura disponibilizará transporte para levar e trazer as crianças e os adolescentes até as unidades escolares, a fim de que ninguém perca os períodos de aula.

O pessoal da Proteção do Bem Estar Animal segue acolhendo também os animais que viviam com os ocupantes do morro. Alguns cachorros e gatos estão acompanhando os donos no Tubão, uma cadela prenha foi resgata e ficará sob os cuidados de uma ONG até ter os filhotes, enquanto os bichos mais bravos foram alocados, provisoriamente, em um imóvel reservado para a ação. Entre os animais assistidos também estão galinhas e patos.

Defensoria Pública

 

PM ocupa o Morro do Fórum enquanto prefeitura faz a demolição das casas

 

A Defensoria Pública protocolou petição à Justiça solicitando a observância mínima de parâmetros normativamente estabelecidos para o cumprimento de ordens de remoção. No pedido, a defensora pública Camila Watanabe, do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, informou que os moradores relataram a ausência de disponibilização de refeição para as pessoas abrigadas no ginásio municipal conhecido como Tubão.

“De notar-se que, entre os ocupantes, há crianças, boa parte delas da primeira infância, que foram acordadas às 5h da manhã, quando iniciadas as operações, e estão há muitas horas sem qualquer fornecimento de alimento”. Depois do peticionamento, soube-se que houve distribuição de refeições, porém permanece a falta de informações por parte do Município em relação ao fornecimento de alimento, água, colchões e outros insumos.

Camila Watanabe também menciona as más condições do ginásio para receber as famílias, dando conta de que o local não dispõe de mínima ventilação, o que provocou mal-estar em diversas pessoas no local. Diante disso, requereu que o Município seja instado a fornecer, com urgência, os meios adequados ao cumprimento da medida e a esclarecer, de maneira documentada, os insumos de higiene, as refeições, os colchões e as mínimas condições de habitabilidade a serem fornecidas.

Ação no morro

Neste segundo dia da operação, o trabalho de demolição das cerca de 170 construções irregulares instaladas na área pública do Morro do Fórum, bem como a segurança do local para evitar que novas pessoas ocupem o espaço, continua com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e servidores da Secretaria de Infraestrutura.

O número de militares já foi reduzido no local, com viaturas realizando apenas o controle de acesso ao morro. A previsão é de que os serviços sejam encerrados até a próxima segunda-feira, dia 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *