Câmara de Ubatuba adia novamente a sessão por falta de quórum

Três vereadores foram afastados por suspeita de rachadinha, mas mesa diretora não convocou suplentes. Com a retirada de três vereadores, sessão acabou sendo suspensa pois apenas quatro vereadores permaneceram no plenário

 

Pela segunda semana consecutiva a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba foi adiada por falta de quórum. A 27ª Sessão que deveria ser realizada na noite desta terça-feira (12), foi cancelada após três vereadores se retirarem do plenário.

Na sessão do último dia 5 de setembro, a sessão(26ª), também foi suspensa logo após o expediente, quando os mesmos três vereadores deixaram o plenário por não concordarem com a não convocação dos suplentes pela mesa diretora.

Os vereadores Silvinho Brandão (PSD), Rogério Frediani(PL) e Osmar de Souza(Republicanos) em protesto contra a ausência na sessão dos três suplentes de parlamentares pastor Sérgio, Birico e Durval Neto, deixaram o plenário.

Os três deveriam assumir os cargos de Eugênio Zwibelberg(União Brasil), presidente da Câmara, Junior Jr(Podemos) e Josué D’Menor(Avante), afastados no dia 31 por suposto envolvimento com a prática da “rachadinha”.

Após o afastamento temporário de três vereadores, a Câmara conta com sete edis e necessita o mínimo de seis para que haja aprovação das matérias. Reincidentes, se recusaram a participar os vereadores Silvio Brandão (PSD), Rogério Fredini (PL) e Osmar de Souza (Republicanos), que abandonaram o plenário no início dos trabalhos.

Sob o comando interino da presidência da Casa de Leis do vereador Edeslon Fernandes Gerônimo (Podemos), os vereadores deixaram de votar projetos de leis importantes, pedido de informações e requerimentos solicitando melhorias em ruas e bairros do município, ao todo com 42 proposituras.

Extraoficialmente, a Câmara informa que os suplentes dos vereadores afastados Eugênio Zwibelberg(União Brasil), presidente da Câmara, Junior Jr(Podemos) e Josué D’Menor(Avante) somente serão convocados caso os vereadores sejam condenados e afastados em definitivo do cargo. O afastamento temporário, segundo a Câmara, não obriga a convocação dos suplentes.

Os suplentes acionaram a justiça para assumiremos cargos dos três vereadores afastados, mas não obtiveram liminar.  Acredita-se que os suplentes sejam convocados para a próxima sessão, dia 19 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *