O procurador da República Steven Shuniti Zwicker abordará o papel do MPF na defesa dos direitos dos indígenas no âmbito do estado de São Paulo como a instalação de salas de aula e o atendimento de saúde entre elas a intermediação com órgãos de ensino para a implementação de diretrizes curriculares nas comunidades e a criação da licenciatura intercultural indígena).
O Ministério Público Federal (MPF) participa, no próximo dia 11 de agosto, do seminário “Agosto Indígena: O Povo Guarani em São Bernardo do Campo”, dedicado à discussão sobre a situação das comunidades tradicionais no município do ABC Paulista. O evento, promovido pela prefeitura da cidade, será realizado no auditório da Pinacoteca (Rua Kara, 105 – Jardim do Mar) e terá a presença de autoridades, especialistas e lideranças indígenas.
As apresentações ocorrem das 13h às 16h30. O procurador da República Steven Shuniti Zwicker é um dos palestrantes. Ele abordará o papel do MPF na defesa dos direitos dos indígenas, incluindo iniciativas no município (como a instalação de salas de aula e o atendimento de saúde) e no âmbito do estado de São Paulo (entre elas a intermediação com órgãos de ensino para a implementação de diretrizes curriculares nas comunidades e a criação da licenciatura intercultural indígena).
O seminário contará ainda com a participação dos líderes das três aldeias Guarani que compõem a Terra Indígena Tenondé Porã. A demarcação deste território será o tema da apresentação do indigenista Carlos Melo de Oliveira Paulino, da Fundação Nacional do Índio (Funai). Por fim, o geógrafo Rodrigo Martins dos Santos, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, tratará da importância dos povos indígenas para a preservação ambiental.
As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas por meio do endereço https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma/agosto-indigena.
Assessoria de Comunicação