O juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira Vistos concedeu liminar para que a suplente de vereadora de São Sebastião, Pauleteh Araújo, assuma a vaga do vereador Daniel Simões, que se ausentou por 30 dias para uma viagem até Miami(EUA).
O presidente da Câmara, José Reis, não vinha permitindo a posse da suplente, segundo ele, por determinações do Ministério Público Estadual. Pauleteh deve tomar posse na sessão desta terça-feira(17).
Pauleteh, através de seus advogados, impetrou um mandado de segurança contra o presidente do legislativo sebastianense por ser impedida de assumir o cargo do vereador que se ausentou. O mandado foi impetrado na sexta-feira(13).
1ª vereadora trans
Pauleteh , de 27 anos, vive como ambulante na praia de Juquehy, na costa sul de São Sebastião, onde vende tapiocas. um grande leque — inspirada pela drag queen Nany People — e declara: “Quem come, repete. Tapioca da Pauleteh”. O objeto surgiu para ajudar a refrescar do calor das areias, mas se tornou uma extensão da vendedora e queridinho dos clientes.
João Paulo dos Santos Araújo nasceu em Salvador. Ela deixou a cidade aos 9 anos para morar em São Paulo, no bairro de Jardim Fontalis, com a família. Aos 17 anos, assumiu-se LGBTQIA+ para a mãe e passou a morar com o pai, em São Sebastião, no litoral paulista. Tornou-se Pauleteh e passou a trabalhar em bares e restaurantes. Há sete anos vende tapioca na praia de Juquehy, uma das mais badaladas da costa sul sebastianense.
Pauleteh, concorreu ao cargo de vereadora nas eleições de 2020, com o nome do registro civil de João Paulo dos Santos Araújo, obtendo 716 votos, a 16ª maior votação dentre os 267 candidatos que concorreram no pleito de 2020.
Pauleteh é a mulher trans mais votada da história de São Sebastião e se candidatou com uma plataforma baseada na defesa da população LGBTQIA+ e da participação política dos cidadãos e cidadãs de São Sebastião. Com a votação que obteve, Pauleteh tornou-se a primeira suplente do Progressistas, partido político ao qual é regularmente filiada. Quando tomar posse amanhã, terça-feira(17), será a primeira transexual a assumir cargo de vereador no Litoral Norte.