Angra debate os impactos da indústria do petróleo e gás

Angra dos Reis debate amanhã, quinta(11), os crescentes impactos da indústria do petróleo em sua região a partir da escalada de exploração do Pré Sal na Bacia de Santos. Às 18 horas, com transmissão pelo Youtube IEAR Eventos, acontece mais um ciclo de palestras, com o tema “Impactos da indústria de petróleo e gás sobre o ambiente e populações  costeiras nas Baias de Ilha Grande e Sepetiba.

A exploração do Pré Sal na Bacia de Santos tem aumentado os impactos da indústria petroleira sobre o ambiente e as comunidades costeiras e, particularmente, sobre pescadores. Esse movimento se dá pelo trânsito e áreas de fundeio de petroleiros e plataformas, pequenos vazamentos corriqueiros, grandes vazamentos potenciais, e ainda a ocupação de costeiras por equipamentos de apoio dessas atividades em terra.

Recentemente o licenciamento do Campo de Bacalhau, pela empresa norueguesa EQUINOR gerou uma grande mobilização de pescadores e comunidades da Baía de Ilha Grande, Sepetiba, e Mangaratiba que não foram nem mesmo considerados nos Estudos de Impacto Ambiental.

Para tratar dessas questões o movimento Angra justa e sustentável convidou a bióloga e mestra em Geociências e Meio Ambiente Lara Bueno, que trará a experiência da APA Marinha Litoral Norte que atua no monitoramento das atividades do Pré Sal no litoral norte paulista a 12 anos; a professora Catia Antônio da UERJ que acompanha o Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba, estudando os impactos da indústria petroleira nos ambientes e comunidades pesqueiras; e, Cassiane Vitória, liderança jovem caiçara moradora da comunidade de Bananal, na Ilha Grande, que falará  sobre as aflições das comunidades caiçaras da Ilha Grande com a expansão da atividade petroleira na região da Baía da Ilha Grande.

A atividade também contará com a mediação de Rafael Ribeiro (SAPÊ) e Leonardo Estevan (Historiador). Será a partir das 18h, através do canal do YouTube IEAR Eventos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *