Título de “Capital Nacional da Vela” vai completar 12 anos no próximo dia 26. Lei de autoria do então deputado federal Marcelo Ortiz(PV) em 2009 foi aprovada pelo Congresso e Senado e sancionada pela então presidente Dilma Roussef(PT) em 2011
Um decreto presidencial da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), assinado em 2011, tornou e reconheceu oficialmente Ilhabela como a “Capital Nacional da Vela “.
Esta semana, durante uma entrevista à rádio Ilhabela FM, o prefeito Toninho Colucci explicou como Ilhabela foi considerada oficialmente a “Capital da Vela” no país, mas sem citar o ato da então presidente Dilma Rousseff.
Durante a entrevista na Ilhabela FM, Colucci contou que a ilha é classificada como capital brasileira da vela desde 2011, a 12 anos, através de decreto presidencial, que sancionou a lei de autoria do então deputado federal Marcelo Ortiz(PV), também aprovada no Senado Federal.
Legislativo
Tudo começou, no entanto, na assembleia legislativa de São Paulo em 2009, com a aprovação do Projeto de lei nº 437, de autoria do então deputado Mozart Russomanno(PP), de Caraguatatuba, declarando o município de Ilhabela “Capital da Vela” no Estado.
Ainda em 2009, o então deputado federal Marcelo Ortiz (PV), de Taubaté, aprovou na Câmara dos Deputados, o projeto de lei nº 4.677, reconhecendo Ilhabela como a Capital da Vela pelo fato da ilha realizar há 30 anos competições de vela no canal de São Sebastião.
Em 6 de julho de 2010, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do Senado Federal, aprovou o projeto de lei (PLC 142/10) do ex-deputado Marcelo Ortiz que conferia ao Município de Ilhabela, em São Paulo, o título de Capital Nacional da Vela, pelo fato de sediar, há 30 anos, a Semana Internacional da Vela, considerada a maior competição náutica da América Latina.
Para a relatora do projeto, na época, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), o título contribuiria “para reafirmar a vocação de Ilhabela para sediar as competições de vela e ser, cada vez mais, um polo difusor desse esporte”.
Aprovada em caráter terminativo, a proposta seguiu para sanção da então presidente da República, Dilma Rousseff. Dilma sancionou a Lei 12.457 no dia 26 de julho de 2011, denominando oficialmente Ilhabela como a “Capital da Vela” no país. O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia 27 de julho de 2011. Confira:
Ilha
Quarenta e duas praias, mar azul com águas límpidas e geografia privilegiada. Esta é Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital, reconhecido oficialmente como a Capital Nacional da Vela. Por conta da posição geográfica, os ventos se intensificam e são constantes no canal de São Sebastião, que separa a ilha do continente. Desde 1973, recebe a Semana Internacional de Vela, a maior competição da categoria na América Latina.
O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa Ilhabela de São Sebastião, é considerado um dos melhores para a prática de competições de vela e esportes náuticos. Existem várias opções de “raias” para os velejadores, formadas de acordo com a direção dos ventos.
O vento leste, na Ponta das Canas, é ideal para a prática de windsurfe e kitesurfe. O vento sul transforma o canal entre Ilhabela e São Sebastião num local ideal para qualquer tipo de esporte a vela. Os velejadores consideram como locais ideais para a prática da vela: a região da Ponta das Canas, a praia da Armação, a praia do Pinto, a Ponta Azeda, a praia do Engenho D água e a praia do Perequê.
Ilhabela possui uma ótima infraestrutura náutica. A ilha conta com nove marinas com capacidade para cerca de 1.000 embarcações e três iates clubes: Yacht Club de Ilhabela, o Pindá Iate Clube e uma sede do Yacht Club de Santos. A ilha sedia ao longo do ano várias competições náuticas, a principal delas, a que terá inicio no sábado: a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com a participação de cerca de 150 barcos.