Objetivo é capacitá-las para uso da Plataforma de Territórios Tradicionais, que auxilia na defesa dos direitos dessas comunidades
Com apoio do Ministério Público Federal (MPF), mais de 70 lideranças femininas de povos e comunidades tradicionais de 9 segmentos e 10 estados brasileiros participam, a partir desta terça-feira (11), do evento “Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios Tradicionais”, em Tamandaré, Pernambuco.
O encontro é organizado pela Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (Rede PCTs) e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com os Projetos Territórios Vivos e Conexão Água do MPF, e com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, sigla alemã de Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
O objetivo é capacitar as lideranças femininas para utilização da Plataforma Territórios Tradicionais. O sistema reúne informações sobre os territórios autodeclarados por esses povos e comunidades em todo o Brasil para traçar diagnósticos das necessidades e conferir maior visibilidade às populações. Resultante de parceria entre o MPF, a GIZ e o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), a ferramenta busca auxiliar na defesa dos direitos das populações e no desenvolvimento de políticas públicas socioambientais.
Com a formação das lideranças femininas, a ideia é que elas sejam multiplicadoras do conhecimento sobre a utilização da plataforma. O encontro também vai habilitá-las a cadastrarem seus territórios na plataforma e facilitar os canais de comunicação para a proteção de seus direitos. Durante o evento, que vai até quinta-feira (13), elas poderão registrar informações no sistema sobre suas comunidades, destacando a participação e a identidade da mulher na formação e preservação da cultura e de seus territórios.
A iniciativa faz parte do Projeto Territórios Vivos – uma parceria entre MPF, Rede PCTs e GIZ – que busca o fortalecimento da cultura e da identidade tradicionais como instrumentos de visibilidade e fortalecimento dos direitos dessas populações. O evento conta com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Projeto Jovens Protagonistas, do ICMBio, Reserva Extrativista Marinha (Resex) Lagoa do Jequiá e Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh).
Confira a programação
Serviço:
Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios Tradicionais
Realização: Rede PCTs e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com o MPF e apoio da GIZ
Data: de 11 a 13 de abril de 2023
Local: Tamandaré-PE, Cepene (Centro de Pesquisa do ICMBio)