Um acesso temporário ao Porto de São Sebastião foi liberado nesta sexta-feira (7) na altura do km 33,7 do Contorno Sul. A alça é destinada a veículos de carga com destino ao Porto. O trecho conta com placas de sinalização que indicam o portão de entrada para o local.
Segundo informações da prefeitura de São Sebastião, a abertura do acesso temporário teria como objetivo facilitar o tráfego de carretas que transportam animais vivos e barrilha em direção ao porto sebastianense. Nesta sexta-feira, dia 7 , está programado o embarque de 2.700 animais vivos no navio Alkhudair Star, operado pela Pronave, com destino a exportação. O porto também deverá receber o navio African Hammerkop que descarregará cerca de 11,5 mil toneladas de barrilha .
Segundo a prefeitura, o novo acesso fica na altura do km 33,7 do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-99). A medida, implementada pela Concessionária Tamoios, visa facilitar a circulação de veículos de carga com destino ao Porto, garantindo mais fluidez ao tráfego na região.
O novo trecho conta com placas de sinalização que indicam o portão de entrada para o local, proporcionando mais segurança e orientação aos motoristas. A liberação desse acesso temporário faz parte de um conjunto de ações para otimizar a logística e minimizar impactos no transporte de mercadorias.
Com 22,7 km de extensão, o Contorno Sul tem seis túneis, três em cada sentido, que atravessam a Serra do Mar. Além disso, o trecho conta com viadutos, pontes e passarelas. O Contorno Sul se inicia no km 11+200, no entroncamento com o Contorno Norte e a subida para a Nova Serra, e termina no km 33+900, no Porto de São Sebastião.
Porto
O Porto de São Sebastião celebrou nesta segunda-feira (20) seu 70º aniversário com um recorde. No ano de 2024, foram transportadas 1,5 milhão de toneladas de produtos, a maior quantidade já registrada na história e 48% a mais do que o que havia sido movimentado no ano de 2023.
Localizado no litoral norte paulista e administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o Porto de São Sebastião vive também um momento importante de crescimento, com a ampliação das áreas para os operadores, melhorias no acesso, investimentos na estrutura para os caminhoneiros e o chamamento público para a construção de novos berços de atracação.
Entre as principais cargas transportadas em 2024 estão o açúcar, com 498,5 mil toneladas; seguido de barrilha, matéria-prima essencial na produção de vidros e embalagens, com 411,4 mil toneladas; o coque de petróleo, com 234,3 mil toneladas; e malte e cevada, com 167 mil toneladas.
Atualmente, o Porto possui uma configuração natural que o categoriza como a 3ª melhor região portuária do mundo. Isso se deve à profundidade natural do canal de navegação, o que facilita a circulação de navios de grande porte. É um diferencial para os operadores de carga, que podem potencializar os embarques de seus produtos.
“É gratificante comemorar essa data com mais um marco histórico. Ao longo desses 70 anos, o Porto de São Sebastião vem desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico e socioambiental da região. Esperamos continuar com esse legado”, destaca o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio.
A história é marcada pela passagem de diversas mercadorias. No século 20, em 1934, a União concedeu ao Estado de São Paulo autorização para construir, aparelhar e explorar o Porto de São Sebastião. Em 20 de janeiro de 1955 o local foi aberto à movimentação, mas somente em 1963 entrou em operação.