MPF promove evento em Saquarema (RJ) para discutir ações de proteção ambiental na última etapa do mundial de surf

Reunião com a Liga Mundial de Surf será aberta ao público e acontecerá em 18 de junho, com objetivo de proteger praias durante a 8ª – e última – etapa do Campeonato Mundial de Surf de 2024, que acontecerá em Saquarema entre 22 e 30 de junho.

Com o intuito de debater ações de boas práticas para a sustentabilidade do meio ambiente, o Ministério Público Federal (MPF) promoverá um encontro com a Liga Mundial de Surf (WSL), em 18 de junho, a partir das 14h, no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, em Saquarema (RJ). A reunião será aberta ao público, tendo sido convidados os representantes da Prefeitura de Saquarema e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento faz parte do Projeto MPF Praia Limpa, conduzido há anos pelo MPF na Região dos Lagos. O encontro com a WSL precede a 8ª – e última – etapa do Campeonato Mundial de Surf de 2024, que acontecerá em Saquarema entre 22 e 30 de junho. A cidade é conhecida como a capital brasileira do surf por conta das ondas de grande porte. As praias da região recebem, anualmente, grandes eventos esportivos, como o Campeonato Mundial de Surfe e o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Segundo o procurador da República Leandro Mitidieri, que está à frente do projeto, a iniciativa é importante para auxiliar o MPF a fiscalizar os eventos que acontecem nas praias da cidade, principalmente combatendo o lixo na praia e prevenindo instalações de estruturas que prejudiquem a vegetação de restinga.

Praia Limpa – O projeto “MPF Praia Limpa” tem realizado ações de limpeza nas praias da Região dos Lagos em parceria com movimentos locais. Em eventos passados, o MPF acordou com a WSL medidas mitigadoras que constaram de relatórios entregues ao MPF. Em 2019, no âmbito do projeto, o MPF garantiu a instalação de 60 lixeiras nas praias da Barrinha e Itaúna, além de ação de limpeza no local.

7ª etapa: Começa na quinta-feira, dia 6, em Punta Roca, El Salvador, a sétima etapa do mundial de surfe . A competição irá até o dia 15 de junho. Cinco surfistas brasileiros participarão das disputas; Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Yago Dora, João Chianca e Tatiana Weston-Webb. No ano passado, a etapa foi vencida pelo californiano Griffin Colapinto.

Serviço – Reunião Pública entre MPF e WSL
Data: 18/06
Horário: a partir das 14h
Local: Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, Saquarema (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *