A Prefeitura de Paraty concluiu o concurso que elegeu por moradores, veranistas e turistas as sete maravilhas da cidade, que recebe em média 3,5 milhões de turistas por ano.
O Concurso “Sete Maravilhas de Paraty”, foi constituído por sete categorias: Praias, Cachoeiras, Ilhas, Vistas (Mirante), Pratos (Gastronomia), Monumentos (Arquitetura) e Patrimônio Imaterial, que foram escolhidas por meio de votação, aberta para a sociedade, no site da Prefeitura e também pelo aplicativo Paraty App.
A última categoria a ser votada foi *a de* Patrimônio Imaterial que obteve uma forma de votação diferente pela sua diversidade *e* representativa, onde cada pessoa poderia votar em 3 elementos ao mesmo tempo, dividido em saberes, celebração e formas de expressão, de acordo *com* a divisão das categorias feitas pelo IPHAN, no registro de Patrimônio Imaterial. Foram selecionados a produção de farinha de mandioca, festa de Santa Rita e a ciranda, que teve a maior votação. Então a ciranda passa representar a categoria de Patrimônio Imaterial finalizando o concurso das 7 Maravilhas de Paraty.
Conheça as 7 maravilhas de Paraty
1° PRAIA: Praia do Sono
2° CACHOEIRA: Cachoeira do Saco Bravo na Ponta Negra
3° ILHA: Ilha do Araújo
4° MIRANTE: Mirante do Pão de Açúcar no Mamanguá
5° GASTRONOMIA: Camarão Casadinho
6° MONUMENTO: Câmara Municipal de Vereadores
7° PATRIMÔNIO IMATERIAL: Ciranda
O concurso tem o objetivo de projetar as belezas naturais e culturais de Paraty, fomentando e diversificando os roteiros turísticos do município.