Filme produzido em comunidade de Paraty é premiado em festival de Cinema na Colômbia

Filme estará disponível nas plataformas de streaming em todo o país a partir do segundo semestre de 2024. Confira abaixo um trailer de “Samuel e a Luz”

O longa-metragem ‘Samuel e a Luz’, dirigido pelo diretor Vinicius Girnys, recebeu neste domingo(21), o prêmio de Reconhecimento ao Trabalho Decente pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia, a FICCI, que chegou a sua 63° edição este ano.

Diretor do filme, Vinícius Girnys, recebendo a premiação em Cartagena, na Colômbia

A OIT é uma organização Internacional das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de promover a justiça social em todo o mundo. Esse prêmio mostra o reconhecimento da Organização para com a indústria audiovisual, em que a produção do longa-metragem ‘Samuel e a Luz”, fomenta a mensagem do trabalho digno e a importância da força de trabalho, da representação e dos direitos dos trabalhadores, atendendo aos mais altos padrões de qualidade audiovisual e propondo conteúdos de grande relevância humana, relevância na sustentabilidade e relevância cinematográfica.

Prefeito de Paraty, Luciano Vidal e o Diretor de Patrimônio Mundial, Gabriel Costa Ramos, prestigiaram a solenidade de premiação

A Prefeitura de Paraty, por meio do Prefeito Luciano Vidal e o Diretor de Patrimônio Mundial Gabriel Costa Ramos, participaram do Festival Internacional de Cinema em Cartagena, onde 3 mil produtos cinematográficos de vários países foram inscritos e aproximadamente 100 destes foram escolhidos para serem exibidos e concorrerem ao prêmio de melhor filmagem de acordo a categoria e requisitos da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

 

Paraty fez parte desta seleção através de um longa-metragem, ‘Samuel e a Luz’, que aborda sobre o impacto da chegada da energia elétrica na comunidade caiçara da Ponta Negra, narrada pelo cotidiano da família de Elizeu dos Remédios, Sueli Ramos e seus filhos, sendo Samuel o protagonista principal. O filme está sendo exibido em 22 países e Paraty terá sua estreia durante o primeiro Festival de Cinema Internacional de Paraty, que acontecerá entre os dias 01 e 04 de agosto deste ano.

 

‘Samuel e a Luz’, produzido pela Le-Lokal Production e Sandero Filmes, estará disponível nas plataformas de streaming em todo o país a partir do segundo semestre de 2024.

O filme: Samuel vive em Ponta Negra, um vilarejo de pescadores na costa de Paraty. A princípio, o cotidiano idílico seguindo o ritmo da natureza e o desenvolvimento da identidade do garoto dão o tom do filme. Acompanhamos Samuel e a família por seis anos. Aos poucos, surge uma realidade mais complexa e suas contradições, entre modernidade e tradição, natureza e tecnologia. A chegada da eletricidade e do turismo na comunidade cristaliza a desconstrução de um paraíso idealizado, desenhando um retrato do Brasil contemporâneo.

O filme foi exibido nos festivais Visions du Réel, Hot Docs e premiado como Melhor Documentário no FICG Guadalajara. Foi também exibido na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme é uma coprodução Brasil, França, foi produzido em 2023, é colorido e tem 70 minutos.

Ficha Técnica:

DIREÇÃO

Vinícius Girnys

ROTEIRO

Vinícius Girnys

FOTOGRAFIA

Pedro Cortese, Chico Bahia, Olívia Pedroso, Vinícius Girnys

MONTAGEM

Tom Laterza, Vinícius Girnys, Gabriela Baraúna

SOM

Fernando Pereira dos Santos

DESENHO DE SOM

Daniel Turini, Henrique Chiurciu, Matéo Russon

PRODUTOR

Philippe Aussel, Fernando Pereira dos Santos

PRODUZIDO POR

Le-Lokal Production, Sendero Films

CONTATO

contato@senderofilmes.com

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

12

Trailer ‘Samuel e a Luz’ :

https://youtu.be/WJul7C350ek?si=wQPg6UsbUyx8xr1a

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *