Litoral Norte Paulista registra 9.624 casos de dengue, três mortes confirmadas pela doença e outras seis em investigação

As cidades do Litoral Norte Paulista contabilizam 9.624 casos de dengue e existem 1.229 casos em investigação. A dengue já causou a morte de três pessoas na região, mas existem outros seis óbitos ainda em investigação. As três mortes ocorreram em Ubatuba.  Dos quase 10 mil casos confirmados da doença, 41 deles são de dengue com sinais de alarme e nove casos de dengue considerada grave.

A cidade de Ubatuba lidera o número de casos e de mortes por dengue. São 3.143 casos confirmados , outros 803 em investigação e três mortes confirmadas pela doença. Entre os pacientes com dengue, são 22 com dengue com sinais de alarme e seis com dengue grave.

Em Caraguatatuba, são 2.957 casos confirmados, outros 156 em investigação e três óbitos em investigação. Entre os pacientes de dengue, onze deles apresentam dengue com sinais de alarme.  Em São Sebastião, são 2.220 casos confirmados e 247 em investigação. Dois óbitos estão em investigação. Na Ilhabela, são 2.304 casos da doença , outros 23 casos em observação e um óbito em investigação. Existem na cidade três pacientes com dengue grave.

 

Investigação  

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano. A atividade visa coletar amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue e da Chikungunya que já registra com cinco casos positivos na cidade.

As equipes devem visitar ao longo do mês de abril, aproximadamente 3 mil imóveis que serão vistoriados em todo município. Os trabalhos atualmente estão focados no bairro Morro do Algodão e seguirão para região central.

A partir disso é possível ter um panorama da situação no município e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros. De acordo com o coordenador do controle de dengue, Ricardo Fernandes, o resultado deve ser entregue até o início do mês de maio.

“As casas recebem as visitas das equipes de controle de endemias, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Contamos com a colaboração da população para receber os agentes que estão devidamente identificados”, completa Ricardo.

A última avaliação realizada em janeiro registrou índice 6% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, colocando o município em estado de risco.

O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.

Mutirão

Em Ubatuba, a prefeitura local realiza mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue na região sul. Os mutirões contra o mosquito Aedes aegypti continuam por todas as regiões da cidade e, nesta sexta e sábado, dias 19 e 20, as atividades serão realizadas no lado Sul do município, nos bairros Maranduba, Sertão da Quina e Caçandoca.

Agentes de Controle de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) percorrem as ruas retirando materiais que poderiam servir de criadouro do mosquito, transmissor principalmente da dengue. A ação também envolve vistoria em imóveis e comércios, bem como a aplicação de inseticida.

Contratações

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saude (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) efetivou a contratação de mais 50 profissionais  para atendimento em saúde na região central e na Costa Sul para aprimorar o acolhimento com o aumento dos casos de dengue.

Além das novas contratações de profissionais, o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) recebeu nove poltronas de hidratação com suporte de soro para aumento da capacidade técnica no setor de medicação, reduzindo o tempo de espera por atendimento. Houve também a contratação de cinco profissionais somente para auxiliar a equipe no grande fluxo de atendimento.

Para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central, foram contratados 11 novos técnicos de enfermagem e mais um enfermeiro.

No HCSS, também houve a contratação de mais oito técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e outros três recepcionistas.

No Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS), 12 novos técnicos de enfermagem também iniciaram atividades e outros seis enfermeiros.

Com essas novas contratações, na UPA os pacientes contam agora com mais um emergencista, um pediatra e quatro médicos clínicos gerais durante o dia, além do reforço das 19h a 1h.

No período noturno, a UPA tem no seu quadro um novo emergencista, um novo pediatra e três novos clínicos gerais. Mediante essas novas contratações, o HCSS-CS ficou com um quadro de profissionais composto da seguinte forma:

No plantão diurno, das 8h às 20h, são quatro médicos de atendimento porta aberta; um médico de atendimento porta aberta para reforço no acolhimento a casos de dengue; e um outro médico para aprimoramento em casos de dengue das 14h às 20h.

No plantão noturno, das 20h às 8h, o Hospital de Clínicas da Costa Sul conta com três médicos plantonistas e mais um médico para reforço no atendimento em casos de dengue.

Na emergência, o HCSS-CS tem um plantonista emergencista 24 horas, sete dias por semana. Na observação, tem um médico visitador no período da manhã, também sete dias da semana. Além dessas contratações, na Fundação de Saúde Pública de São Sebastião faz a integração, nesta quinta (18), de 17 técnicos em enfermagem e sete enfermeiros.

No total, a FSPSS contratará 20 novos técnicos de enfermagem e oito enfermeiros que serão encaminhados para reforço nas ações das Unidades Sentinelas, que seguem com horário ampliado até às 20h na Topolândia, Maresias, Enseada, Juquehy e Boiçucanga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *