O Instituto Oceanográfico da USP(Universidade de São Paulo), abriu 200 vagas de um curso online gratuito para professores da rede pública interessados em aprofundar o conhecimento sobre a problemática de resíduos sólidos no ambiente marinho e seus impactos, elaborando formas de inserir o assunto em sala de aula e sensibilizar os alunos em relação aos seus hábitos de consumo e descarte de lixo.
São 200 vagas. O curso será realizado de 15 de abril até 17 de junho de forma online, na plataforma Moodle. As inscrições podem ser feitas online do dia 25 ao dia 29 deste mês. A carga horária será de 28 horas. Além das atividades dos módulos, haverá três encontros online com a equipe facilitadora que estão pré-agendados para: 15/04: 1o Encontro Síncrono (19-20:30h); 20/05: 2o Encontro Síncrono (19-20:30h); e, 10/06: 3o Encontro Síncrono (19-20:30h).
Certificação: USP – para receber o certificado é necessária a conclusão de 75% das atividades avaliativas (aproximadamente 21h de dedicação). Para saber mais, acesse: https://catedraoceano.iea.usp.br/cursos/
O curso está dividido em 6 módulos: 1º- apresentação; o 2º- A importância do oceano e suas ameaças; 3º- Lixo no mar, um problema complexo; 4º- Enfrentamento ao lixo no mar; 5º- Lixo no mar e políticas públicas; e, 6º- Encerramento.
O curso “Lixo no mar: do entendimento à solução” é oferecido (online e gratuitamente) pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, em parceria com o FUNBIO e Embaixada da Noruega, e com o apoio da ABEMA, MMA e SECIRM, através da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.