Governador troca comando da Polícia Militar no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista

 

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em decisão publicada ontem, quarta-feira(21), no Diário Oficial, trocou o comando do  CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), em São José dos Campos, responsável pela proteção das pessoas, combate ao crime e preservação da ordem pública nas cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

 

O documento assinado pelo governador Tarcísio de Freitas cita “conveniência do serviço” como motivação da troca de comando na CPI-1.  A região do CPI-1, sediada em São José dos Campos, vem sendo classificada como uma das mais violentas de São Paulo desde 2010. O Vale do Paraíba tem 10 das 17 cidades com a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes do estado. Segundos dados da Secretaria de Segurança Pública, os cinco primeiros lugares do ranking das mais violentas do estado são ocupados por cidades do Vale: 1º- Cruzeiro lidera com 37,35 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes; em 2º- Lorena com 31,82; em 3º- Caraguatatuba com 24,47; em 4º- Guaratinguetá com 19,4; e, em 5º- Caçapava com 17,67. 

Comando

Novo comandante da região é o coronel Luiz Fernando Alves, de 50 anos.

 

O novo comandante é o coronel Luiz Fernando Alves, de 50 anos, que estava no CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), sediado em Santo André(SP), responsável pela segurança nas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no Grande ABC. Luiz Fernando Alves estava na função desde maio de 2023, quando substituiu o coronel Marcelo Gonçalves Gaspar, que ficou no cargo por cerca de um ano.

 

Segundo portaria do governador Tarcísio de Freitas, Luiz Fernando Alves assume o posto deixado por Hugo Araújo Santos, que vai para o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), na capital paulista.

 

O novo comandante do CPI-1 é nascido na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, ingressou na corporação em 1993 com passagens pelo  2º Batalhão de Polícia Militar de Trânsito; 2º Batalhão de Polícia de Choque; 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária; 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior e 3º Batalhão de Polícia de Choque.

 

O ato do governador Tarcísio de Freitas publicado ontem, quarta-feira921), no Diário Oficial, acabou movimentando 34 coronéis da Polícia Militar de São Paulo, incluindo o alto comando da instituição, como o coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, exonerado do cargo de Subcomandante da Polícia Militar, que dá lugar ao coronel José Augusto Coutinho, ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).  As mudanças também impactaram o Centro de Inteligência e o comando do CPChoq (Comando de Policiamento de Choque). 

SSP-SP

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que “a atual gestão da Secretaria da Segurança Pública reconhece e valoriza o trabalho dos policiais paulistas e informa que desde o início do ano, uma série de promoções por mérito e movimentações de rotina foi efetivada junto às polícias Civil, Militar e Técnico-Científica do Estado. Tais medidas são planejadas e executadas a partir de critérios estritamente técnicos com o objetivo de aprimorar constantemente a atuação policial e reforçar a segurança de toda a população”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *