Com o plenário em reforma, a posse dos novos vereadores se deu na sala de reunião da Presidência às 10h00 . Na foto de capa: Da esquerda para a direita: vereador Jorge Ribeiro, Adão Pereira, o suplente Durval, ao lado do prefeito Márcio, o suplente Berico(de camisa vermelha) e o suplente o Pastor Sandro(de gravata) e o vererador Vantuil Ita
O presidente interino da Câmara Municipal de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, vereador Edelson Fernandes (Podemos), atendendo uma decisão judicial, empossou nesta quinta-feira, dia 1º, os vereadores Benedito Gerônimo dos Santos(Berico-Podemos), Sandro Anderle dos Santos (Pastor Sandro-Avante) e Durval Granato Moassab (Durval Netto-União Brasil), eleitos como suplentes, para assumirem os cargos dos vereadores Eugênio Zwibelberg(União Brasil), José Roberto Monteiro Junior(Podemos) e Josué Lourenço dos Santos -D’Menor (Avante) que estão afastados de seus cargos por decisão da justiça. O prefeito de Ubatuba, Márcio da ACIU(MDB) prestigiou a posse dos três suplentes.
Os três vereadores Eugênio Zwibelberg(União Brasil), José Roberto Monteiro Junior(Podemos) e Josué Lourenço dos Santos -D’Menor (Avante) foram afastados de seus cargos em 31 de agosto de 2023 durante a Operação Corvêia, deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
As investigações apuram a prática de crimes de associação criminosa, peculato (na modalidade conhecida como “rachadinha”,) coação no curso do processo e cárcere privado, entre outros, que contariam com o envolvimento de pelo menos três vereadores de Ubatuba.
A Justiça de Ubatuba também determinou medidas cautelares contra os investigados, como a suspensão da função pública e a consequente proibição de frequentar a Câmara Municipal, além do impedimento ao contato com qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com as investigações.
Posse
Em breve pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal parabenizou os vereadores empossados, que prestaram o juramento de praxe prometendo cumprir a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as Leis, desempenhar o mandato que lhes foi confiado e trabalhar pelo progresso do Município e bem estar de seu povo. Os vereadores que permanecem afastados, continuam recebendo seus subsídios, enquanto a investigação não for concluída.
Os vereadores empossados nesta quinta-feira, dia 1º, foram eleitos suplentes nas eleições de 2020. O pastor Sandro, do Avante, obteve 293 votos nas eleições de 2020; Birico, do Podemos, obteve 686 votos; e, Durval Neto, do União Brasil, obteve 524 votos em 2020. A Câmara Municipal de Ubatuba é composta por dez vereadores, mas nos últimos seis meses, manteve apenas sete parlamentares devido ao afastamento dos três vereadores: Eugênio Zwibelberg(União Brasil), José Roberto Monteiro Junior(Podemos) e Josué Lourenço dos Santos -D’Menor (Avante).