Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva assume Capitania dos Portos de São Paulo

Em São Sebastião, a troca de comando na Delegacia da Capitania dos Portos ocorreu na sexta-feira, dia 12

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) tem um novo comandante: o capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva. A transmissão de cargo ocorreu na manhã de ontem, terça-feira (16), em solenidade realizada no Cais da Marinha, no Macuco. Ele substitui o capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá.

Natural do Rio de Janeiro, o novo comandante tem 49 anos e é oficial da Marinha formado pela Escola Naval. Ele já comandou dois navios e prestou serviços no Exterior. É a primeira vez que assume uma organização de segurança de tráfego aquaviário. 

Em seu discurso de despedida do comando, Robledo de Lemos Costa e Sá desejou votos de sucesso ao novo comandante e fez uma avaliação sobre sua passagem pelo órgão: “Uma navegação segura é obtida pela soma dos esforços de quem nos cerca”. Robledo foi designado para servir no Estado-Maior da Armada(EMA), em Brasília. 

Seu sucessor, Marcus André de Souza e Silva ressaltou que “o comandante Robledo teve destacado desempenho na Operação Abrigo pelo Mar, empregando embarcações para o transporte de cestas básicas e materiais de necessidade em resposta aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no verão de 2023”.

O novo comandante da Capitania dos Portos de São Paulo citou ainda que o seu sucessor firmou acordos com as autoridades portuárias que permitiram o estabelecimento de novos parâmetros operacionais “dinamizando as manobras de atracação e desatracação dos navios, favorecendo o incremento da performance da atividade portuária e, por consequência, contribuindo para reduzir o custo das operações”.

Prestigiando a solenidade, o prefeito de Santos, Rogério Santos destacou o papel da Capitania dos Portos, órgão do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em ações conjuntas com a Administração Municipal. “São vários trabalhos em conjunto com a Prefeitura, não só na questão da Segurança, mas no apoio a vários projetos como, por exemplo, no Porto Valongo, que estamos desenvolvendo”. Sobre o novo comandante, Rogério afirmou: “A cada troca de comando na Capitania nasce um novo santista”.

São Sebastião

 

Em São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, a cerimônia de troca do comando da Delegacia da Capitania dos Portos ocorreu na sexta-feira passada,dia 12. 

O capitão de fragata Silvio da Costa Proença substituiu o também capitão de fragata André Luis Abreu Castelo Soares que esteve à frente do órgão nacional por dois anos.

Presente à solenidade, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, agradeceu a atuação do capitão André Soares no período em que ele esteve à frente da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, pelas parcerias firmadas, cursos e atividades que trouxe ao município e região.

Ele lembrou, ainda, o papel fundamental que Marinha desempenhou quando da catástrofe provocada pelas chuvas de 19 de fevereiro de 2023 que deixaram 64 mortos e milhares de desabrigados. “A bravura dos seus homens jamais será esquecida”.

Em seu discurso, o novo comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, Silvio Proença agradeceu aos presentes e destacou a importância dos órgãos e sua tripulação. “Reitero minha lealdade, respeito e compromisso na busca das melhores condições de trabalho para o cumprimento da nossa missão”.

Ele reforçou, ainda, que o tripé segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e a poluição hídrica causada por embarcações será o seu norte durante essa jornada. “Sempre estarei ombro a ombro com os senhores, estando o mar calmo ou revolto, pois não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar nossas velas para chegarmos onde queremos. Estamos sempre sobre a luz do farol do grande arquiteto do universo”.

*Com informações e fotos das Prefeituras de Santos e São Sebastião

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *