FAB retoma nesta terça-feira(2) as buscas ao helicóptero que desapareceu domingo durante voo entre São Paulo e Ilhabela

 

Consta que um sinal de um dos celulares dos passageiros da aeronave  está sendo monitorado pelas autoridades e pode ajudar na localização da aeronave. O sinal do aparelho vem justamente da região da Serra do Mar, trecho que os pilotos utilizam para cruzar a serra em direção até as cidades do Litoral Norte. Foto de Capa: modelo Robinson 44, similar ao que está desaparecido na região  

 

A Força Aérea Brasileira encerrou o primeiro dia de buscas ao helicóptero de prefixo PR-HDB, modelo Robinson 44, nas cores cinza e preto, que desapareceu no domingo a tarde, quando fazia um voo entre a capital paulista e a cidade de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista. Por enquanto, nenhuma pista sobre o paradeiro da aeronave, que levava três passageiros e o piloto, quando desapareceu na tarde de domingo(31).

De acordo com as primeiras informações, a aeronave deixou o Campo de Marte, na capital paulista, por volta das 12h40 com destino a Ilhabela. A bordo da aeronave estavam o piloto e três passageiros: Luciana Rodzwics, de 45 anos, sua filha Letícia, de 20 anos e Rafael Torres e o piloto, cujo nome não foi revelado.

O helicóptero teria perdido o contato com a torre de Campo de Marte por volta das 15h10. Um voo entre a capital e Ilhabela leva no máximo duas horas. Como o aparelho não pousou em Ilhabela e não havia contato com a aeronave e o piloto, no início da noite de ontem, domingo(31),  foi emitido um alerta pela Aeronáutica.

A suspeita é de que a aeronave tenha feito um pouso de emergência ou se acidentado quando sobrevoava a serra do mar entre Caraguatatuba e Salesópolis com destino a costa de Ilhabela. O último contato entre a torre do Campo de Marte e o piloto teria sido feito quando a aeronave sobrevoava a Serra do Mar justamente na divisa entre Salesópolis e Caraguatatuba.

Foi neste trecho, que a aeronave perdeu sinal e deixou de ser monitorada pelos radares do Campo de Marte, na capital paulista. A aeronave sumiu do radar e não chegou até o seu destino final que era a cidade de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista.

Nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro, uma aeronave da Força Aérea Brasileira e um helicóptero Águia da Polícia Militar que atua na Operação Verão fizeram buscas pela região, sem sucesso. As buscas serão retomadas nesta terça-feira, dia 2, a partir do momento em que o dia amanhecer pela FAB no trecho da serra do Mar e, também, pelo helicóptero Águia da Policia Militar, no trecho de costa entre São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. A Marinha do Brasil deve colaborar nas buscas a partir desta terça-feira(2) pois existe a possibilidade de a aeronave ter caído no mar.

Existe a informação de que estariam sendo monitorado o sinal de um dos celulares de um dos passageiros da aeronave. O sinal estaria sendo emitido justamente do trecho da Serra do Mar entre Salesóplis e Caraguatatuba. Esse trecho é utilizado pelos pilotos de helicópteros para cruzar a Serra do Mar em direção até o Litoral Norte.

 

Modelo

O Robinson R44 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo. É projetado e fabricado nos Estados Unidos pela Robinson Helicopter Company, um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo. A aeronave tem capacidade para transportar um piloto e três passageiros.  A aeronave mede cerca de 9 metros de cumprimento e tem 3,30 metros de altura e pode atingir 240 km/h. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *