Serviço de Inteligência da polícia baiana localizou líder da facção Bonde do Maluco em Ubatuba, no litoral norte paulista, “Netinho da Baiúca”, que atuava no tráfico de drogas e assalto a agências bancarias, vivia em Ubatuba de onde liderava a fação baiana e mantinha ligações com fações paulistas
Uma operação policial conjunta envolvendo o setor de inteligência e policiais especializados dos estados da Bahia e de São Paulo prendeu ontem, sábado(23), em Ubatuba, no litoral norte paulista, um dos maiores líderes de uma organização criminosa da Bahia.
Edimário Costa Pereira, o “Netinho da Baiúca” ou “Zeca”, de 41 anos, foi preso por agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA), da Bahia e policiais do Rota da polícia militar de São Paulo.
Netinho da Baiúca foi preso após um trabalho de inteligência da polícia baiana que localizou o bandido em Ubatuba, no litoral norte paulista. Netinho da Baiúca é considerado a principal liderança da facção criminosa baiana “Bonde do Maluco”.
O bandido foi preso na manhã de ontem, sábado(23), em uma casa na praia do Tenório, que fica entre a praia Grande e a Vermelha do centro, na região central de Ubatuba. Ele estava acompanhado de amigos que chegaram à cidade para passar as festa de fim de ano em Ubatuba.
Quando foi abordado por agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e policiais militares do Litoral Norte-BA), Netinho da Baiúca, durante a abordagem teria apresentado um documento falso com o nome de Lucas Palmeira, tentando escapar da prisão, mas não conseguiu.
Preso, ele foi encaminhado até a delegacia de polícia onde foi indiciado e ficou detido à disposição da justiça. O líder da facção criminosa deverá ser transferido para a Bahia onde responderá pelos seus crimes envolvendo homicídios, tráficos de drogas e assaltos a agências bancárias.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mesmo longe da Bahia e vivendo em Ubatuba, no litoral norte paulista, Netinho da Baiúca seguia comandando as movimentações do tráfico de drogas e outros crimes violentos praticados pela facção criminosa no recôncavo baiano.
Uma dessas ordens teria sido para atacar um carro-forte na BR-101, na cidade de Cachoeira, no dia 4 de dezembro deste ano, quando já se encontrava morando em Ubatuba. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), além de líder da organização criminosa na região do Recôncavo Baiano, ele também mantinha conexões com uma facção paulista e, por isso, se ele vivia em Ubatuba.