O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, busca medidas e alternativas para reduzir os transtornos provocados aos moradores de seu município pelo tráfego de veículos em direção ao terminal da travessia da balsa em direção até Ilhabela.
Na última segunda-feira, dia 16, o prefeito se reuniu com a equipe técnica da Prefeitura e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para definir alternativas para melhorar o trânsito viário de acesso ao sistema de travessia de balsa entre o município e Ilhabela. Depois da reunião no gabinete, o prefeito visitou o local de embarque e imediações.
De acordo com o secretário de Obras (SEO) da Prefeitura, Luis Eduardo de Araújo, a reunião com a equipe do DER teve o objetivo de alinhar propostas de melhorias no trânsito devido ao congestionamento gerado pelo acúmulo de veículos na fila da balsa São Sebastião/Ilhabela.
“Falamos sobre a ampliação do emboque e o enrocamento da balsa e das obras que virão para melhorar essa questão em nosso município”.
Além do prefeito e do secretário de Obras e sua equipe técnica, participaram das discussões o secretário de Saúde e vice-prefeito Reinaldo Moreira, o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto, o vereador José Reis; o diretor do DER, José Carlos Moraes Alves, o engenheiro do DER, Cássio Cruz, e o delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, André Castelo.
A reunião faz parte do trabalho do prefeito Felipe Augusto e da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, que visitou a cidade recentemente, para definir alternativas de melhorias para o trânsito viário nas imediações do embarque. No dia 30 de setembro, a secretária esteve na sede do Departamento Hidroviário (DH) para conversar com a imprensa e a comunidade civil.
Durante a visita, Natália Resende comentou a união de esforços. “Já estamos em tratativa com o prefeito Felipe Augusto para avaliar uma forma do Estado, por meio do DER, colaborar na organização do trânsito, se houver necessidade”.
O governo do Estado também implantou regras para a travessia de caminhões, fora do horário comercial, com exceção para o transporte de cargas essenciais como alimentação e combustível.
Ilhabela
O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci(PL), por sua vez, esteve na segunda-feira, dia 16, na capital paulista em reunião com a diretoria do Departamento Hidroviário para tratar de assuntos ligados a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela.
Colucci, em entrevista concedida à rádio Ilhabela FM, explicou que, foi cobrar a implantação de um novo flutuante para atracação das balsas na ilha. Segundo ele, o atual governador Tarcísio de Freitas e toda a sua equipe tem mostrado interesse resolver os problemas da travessia, o que não teria ocorrido durante os quatro anos que o estado foi governado pelo PSDB.
A Câmara de Ilhabela realizará na próxima semana, dia 23 de outubro (segunda-feira), às 18 horas, Audiência Pública para discussão dos problemas e melhorias na travessia da balsa.
A Audiência foi solicitada através de requerimento assinado pelo vereador Gabriel Rocha, que em sua justificativa ressaltou que as reclamações dos usuários das balsas que fazem a travessia São Sebastião-Ilhabela são constantes. As balsas se encontram em péssimo estado de conservação, e, não raro, precisam ser paralisadas por não apresentarem condições de realizar a travessia, gerando atrasos e diversos transtornos aos usuários. Além das longas filas e dos atrasos a que são submetidos frequentemente, os usuários também sofrem com o péssimo serviço prestado.
Ainda de acordo com o parlamentar, apesar de todo empenho, é certo que o Legislativo não obteve êxito em suas inúmeras tentativas de solucionar o problema. De modo que a população por sua vez, clama por uma solução e por melhorias no serviço de travessia da balsa.
Nesse sentido, a realização dessa audiência pública tem o objetivo de discutir os problemas e buscar meios de solucioná-los, bem como, visa cobrar das autoridades competentes as melhorias necessárias no sistema de travessia de balsas.
Para debater os assuntos relacionados foi convocado o Secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e foram convidados os Promotores de Justiça de Ilhabela, a Juíza de Ilhabela, o Governador do Estado de São Paulo, o Deputado Estadual Edmir Chedid e o Prefeito Municipal, Antonio Luiz Colucci.