Em nota divulgada neste sábado, dia 5, a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo informa que as forças de segurança prenderam 147 pessoas e apreenderam mais de 476 quilos de drogas nos oito dias de Operação Escudo realizada na Baixada Santista e em Caraguatatuba, no Litoral Norte.
Somente ontem, sexta-feira, dia 4, a PM prendeu 19 procurados pela Justiça que estavam foragidos. O número de armas de fogo apreendidas chegou a 22, entre elas pistolas e fuzis.
Os policiais vistoriaram também 3.137 automóveis, dos quais 202 foram removidos, e 1.710 motocicletas, das quais 163 foram recolhidas. Um total de 19 foragidos da Justiça foram presos pela Polícia Militar na região.
Operação Escudo
A Operação Escudo teve início no último dia 28, após o soldado Patrick Bastos Reis ser morto por criminosos quando fazia patrulhamento em uma comunidade no Guarujá. Os policiais conseguiram identificar e prender todos os criminosos que participaram da morte do policial.
A operação foi estendida para a cidade de Caraguatatuba após uma viatura da PM ser recebida a bala durante um patrulhamento em um conjunto residencial na região sul da cidade.
Os policiais não ficaram feridos e os bandidos, supostamente ligados ao tráfico de drogas, fugiram em direção a mata e estão sendo procurados.
Segundo a SSP, a operação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que possui grande atuação na Baixada Santista.