A Câmara Municipal de São Sebastião, no litoral norte paulista, aprovou na noite de ontem, terça-feira (6), por unanimidade, a criação de uma comissão para apurar suposta quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Diego Nabuco(PSDB), por possíveis agressões e ameaças e descumprimento de medidas protetivas praticadas contra a sua ex-esposa em 2021 e 2022.
A acusação foi feita pela própria ex-mulher do vereador, a senhora Luciene Bonfim, com base na Lei Maria da Penha. Nabuco se manifestou antes, pedindo que a denuncia fosse lida na sessão e que fosse aprovada a comissão e que fosse iniciada apuração para que ele pudesse provar a sua inocência. Veja a manifestação do vereador:
Nabuco disse que, pai de cinco filhas e que é responsável por tudo o que faz e que estaria sendo alvo de pessoas interesseiras na parte financeira que querem lhe expor politicamente. Na sessão, foram lidas as denúncias feitas por Luciene, que também, solicitou à comissão para que tenha acesso as outras provas que, segundo ela, estão sob sigilo na justiça, bem como, arquivos de áudio e vídeo sobre as supostas agressões.
Foram sorteados para compor a comissão os vereadores Mauricio Bardusco (PSDB), que ficou como relator, José Reis (Podemos) como membro e Edivaldo Pereira, o “Teimoso” (PSDB), eleito presidente da comissão. A comissão terá 90 dias para concluir a apuração e levar ao plenário para votação.
Os vereadores queriam que a denúncia fosse apurada pela comissão de ética e justiça, mas segundo o presidente Marcos Fuly(DEM) a denúncia não foi feita para a comissão de ética, mas sim para a Câmara.
Nabuco
Diego de Castro Pereira, o vereador Diego Nabuco(PSDB), tem 37 anos e é natural de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Em São Sebastião, nas eleições de 2016, foi candidato a vereador pelo PTB, obtendo 504 votos, ficando como suplente. Nas eleições de 2020, foi eleito com 784 votos. Diego Nabuco ainda ocupou os cargos de diretor do Hospital de Clínicas de São Sebastião, diretor do Centro de Saúde da Topolândia, chefe de divisão de Planejamento e foi diretor de Eventos Esportivos na prefeitura local.