Pesquisa feita pelo Ubatuba Convention Bureau mostra que população quer mão única na avenida Iperoig em Ubatuba

Uma pesquisa feita pela Ubatuba Convention and Visitors Bureau de Ubatuba (UCVB ) constatou que 67% dos entrevistados se posicionaram contra a manutenção do trânsito em duas mãos na avenida Iperoig na região central da cidade.  A avenida recebe obras da prefeitura e da Sabesp. Foto Avenida Iperoig/Jaur Carpinetti

 

O Ubatuba Convention Visitors Bureau (UCVB) é uma associação empresarial, sem fins lucrativos e que reúne os empresários do setor turístico de Ubatuba com o objetivo de promover e atrair eventos para a cidade. A entidade, tem assento no Conselho Municipal do Turismo (CMT), representando a união do trade turístico na promoção de eventos, feiras, congressos e divulgação da cidade de Ubatuba. Sua missão é atrair e concretizar novos investimentos para cada vez mais gerar oportunidade aos empresários associados, moradores e visitantes de Ubatuba. 

 

O CMT (Conselho Municipal de Turismo), aonde o UCVB tem assento, é legalmente responsável dentre outras coisas, pela aprovação dos recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) que é um órgão Estadual ligado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e que todos os anos repassa recursos para a realização de obras turísticas ao município de Ubatuba. É uma exigência legal do DADE que os projetos sejam aprovados pelos CMT para liberação dos recursos. 

 

A obra de reurbanização da Avenida Iperoig, em Ubatuba, foi uma obra aprovada pelo CMT na gestão anterior, mas cujo projeto foi modificado sem a anuência do órgão. Desde o início das conversas, os conselheiros questionaram a viabilidade e efetividade do retorno de duas mãos para a Avenida e os problemas que isso traria ao já congestionado trânsito da cidade, inclusive dificultando o trânsito de ambulâncias, viaturas de polícia, coleta de lixo e tantos outros serviços essenciais. 

 

Na época, liderados pelo UCVB, um grupo de empresários se quotizou e pagou uma empresa especializada em trânsito para estudar o problema. O estudo pode ser visto no link: https://drive.google.com/file/d/1BxmHIz_4- 

 

Segundo Hugo Gallo, presidente do Ubatuba Convention Bureau, o estudo, ignorado pela gestão do município na época, demonstrou que a volta das duas mãos na avenida Iperoig traria inúmeros problemas. Fato que teria sido  confirmado quando a obra foi parcialmente entregue pelo ex-prefeito Délcio José Sato. 

 

Segundo Gallo, há registros contra a volta das duas mãos inclusive nas atas do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), cujos membros, incluindo o Comando da PM na época, previam a dificuldade que seria criada para o trânsito. O assunto voltou à pauta dos Conselhos quando a atual gestão e a Sabesp voltaram a realizar obras no local e o questionamento no CMT ressurgiu.

 

Alguns Conselheiros alegam: ”Se todos vimos os problemas causados ao trânsito quando liberada as duas mãos na avenida, por que não voltar a mão única”? Segundo Gallo, a atual gestão alega que é necessário executar o projeto como era por exigência do DADE.  

 

Preocupados em saber então a opinião da população, a Diretoria do UCVB lançou uma pesquisa online que demonstra até o momento que a população e turistas discordam do executivo e pedem a paralisação da obra para discussão com a população. Os resultados demonstram a insatisfação da população e turistas com a mudança. 

 

A pesquisa pediu a opinião de moradores, veranistas e turistas sobre o trânsito na avenida Iperoig. Foram feitas as seguintes perguntas: 1 – Você tem uma opinião formada sobre o trânsito na obra da reurbanização da Av. Iperoig (centro) que passou de mão única para mão dupla? 2 – Você acha que o trânsito fluía (andava) melhor antes ou agora?3 – Você acha que a Prefeitura de Ubatuba deve parar a obra e consultar a população antes de continuar? As pessoas interessadas em participar da pesquisa basta acessar o link: https://encurtador.com.br/eghno

 

Finalmente, com os resultados da pesquisa, o UCVB pretende enviar um ofício para a Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais autoridades responsáveis, solicitando a paralisação  das obras que irá implantar mão dupla na avenida Iperoig. Segundo a prefeitura, as obras na avenida devem durar cerca de oito meses.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *