Vídeo: Ministra Sonia Guajajara visita aldeias guaranis no Litoral Norte

Governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama do Estado, Cristiane de Freitas, também visitaram nesta sexta-feira (24) a Reserva Indígena Rio Silveira

Na manhã desta sexta-feira (24), a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, após se reunir com os Ministros Márcio França e Waldez Góes na sede da Autoridade Portuária de Santos, visitou a aldeia Rio Silveira, do povo Guarani, em São Sebastião,

 

“O objetivo é de verificar a realidade das aldeias atingidas pelas fortes chuvas no litoral norte para articular e mobilizar o apoio necessário para atender às demandas dos indígenas afetados diretamente”, comentou a ministra.

 

Foi a primeira visita de Sonia Guajajara, como ministra às aldeias do litoral norte paulista. As autoridades visitam as aldeias do Rio Silveiras, em São Sebastião, e Renascer, em Ubatuba, as mais castigadas pelas fortes chuvas.

Em São Sebastião, a ministra foi recebida pelo cacique Adolfo Timóteo e as demais lideranças. Sonia Guajajara foi recebida com um canto tradicional do povo guarani Mbya em homenagem a ministra.  Veja o vídeo:

Segundo a ministra, a presidente da Funai, Joenia já havia determinado que servidores da Funai fossem deslocados para auxiliar os indígenas atingidos pelo temporal que provocou alagamentos nas aldeias e muitos guaranis perderam utensílios domésticos, roupas e alimentação. As famílias que vivem no local receberam todo o apoio necessário.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, argumentou que os eventos recentes monstram a importância de se fazer um planejamento de ocupação que leve em consideração as mudanças climáticas: “nós estamos vivendo hoje tanto enchentes como estiagem no Rio Grande do Sul e isso faz com que a gente se preocupe com todos os desastres que vêm acontecendo”.

Governador

 

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama do Estado, Cristiane de Freitas, também visitaram nesta sexta-feira (24) a Reserva Indígena Rio Silveira, em Boraceia, que também foi afetada pelas fortes chuvas.

“Visitamos essa Reserva Indígena para prestar a nossa solidariedade e verificar se os mantimentos estão chegando. Vamos trabalhar na construção de uma nova ponte de concreto, reformar os prédios e levar equipamentos para reforçar o trabalho da comunidade. Continuaremos prestando todo o auxílio aos povos originários de Boraceia e do Estado”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Tarcísio também anunciou a reforma da escola local e os serviços de digitalização de prontuários médicos dos integrantes da reserva. Veja as imagens da visita: https://www.flickr.com/gp/governosp/0zFWj208gh.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *