Vereador de Ilhabela alega que sofre processo de cassação por combater a corrupção

A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou na terça-feira, 22, a abertura de processo de cassação do vereador Raul Gonçalves Cordeiro – Raul da Habitação (PSD).

O vereador é acusado de “quebra de decoro” durante a sessão do dia 8 de março quando Raul se manifestou sobre dois colegas vereadores Zé Preto (PDT) e Ezequiel Cabeleireiro(Avante).

Segundo Raul, o Ministério Público arquivou o caso, pois não teria havido nenhuma ofensa ou injúria em suas declarações feitas sobre os colegas. Ele alega perseguição política, por ser vereador de oposição.

O pedido de abertura de processo de cassação foi protocolado e assinado pelos presidentes dos partidos PDT, Júlio Cezar De Tullio; atual secretário municipal de Governo; Eloísa Colucci, presidente do PL, presidente do Fundo Social de Solidariedade e irmão do prefeito; e, Claudemir Alexandre Batista, presidente do Republicanos, recentemente nomeado para um cargo público .

Foram favoráveis a abertura do processo de cassação os vereadores Alessandro Abençoado (PL), Edilson dos Santos (PL), Zé Preto (PDT) e Gabriel Rocha (SD). O vereador Felipe Gomes (Republicanos) votou contra. Raul da Habitação não teve direito a voto por ser o denunciado.

Foi instaurada por sorteio a comissão processante: presidente, vereador Felipe Gomes; relator, o vereador Zé Preto e como membro o vereador Alessandro Abençoado.

Câmara

Segundo informou a Câmara Municipal de Ilhabela, a representação foi protocolada por três partidos políticos de Ilhabela: Partido Democrático Trabalhista, Partido Republicanos e Partido Liberal, assinados por seus presidentes, requerendo a abertura de processo de cassação por “práticas incompatíveis com o exercício do cargo de vereador, procedimento de modo incompatível com a dignidade da Câmara, além da completa falta de decoro dos atos praticados”.

 

 

Ainda, segundo a Câmara, nos termos do art. 5º do Decreto-Lei 201/67, que define o rito a ser observado, o processo instaurado para apuração da representação e cassação do mandato do vereador Raul, deve ser concluído em até 90 dias, contados da data em que se efetivar a notificação do vereador.

Pronunciamento

O vereador Raul da Habitação foi o quarto mais votado em Ilhabela nas eleições de 2020. Ele saiu candidato pelo PSD, apoiando a reeleição da ex-prefeita Gracinha, obtendo 489 votos. Desde que assumiu a Câmara, Raul tem se posicionado como vereador de oposição ao atual prefeito Toninho Colucci(PL).

O vereador ocupou a tribuna na noite de terça-feira, dia 22, e se pronunciou sobre o assunto: “Eles querem me cassar porque estou atrapalhando o esquema de corrupção que está se instalando no nosso município. Querem me calar porque não aceitei participar do esquema. Porque estou fiscalizando de perto, todos os dias, os crimes que essa administração está fazendo contra nossa cidade. Estou atrapalhando o esquema, eu tô tirando dinheiro do bolso de ladrão”, Confira o vídeo do depoimento do vereador Raul da Habitação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *