Ubatuba irá monitorar as praias para combater “caça” de tubarões

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Pesca, irá monitorar as águas do município. O monitoramento será feito por técnicos do Instituto de Pesca e do Instituto Oceanográfico da USP. O objetivo é combater a caça e captura de tubarões.

 

“Já estamos em contato com o Instituto de Pesca do Estado e com o Instituto Oceanográfico da USP, ambos com sede em Ubatuba e com especialistas em tubarões, e estamos tomando todas as providências para fazer o monitoramento das águas a fim de combater qualquer ação criminosa”, finalizou Luiz Chaves.

Repúdio

A iniciativa foi tomada após informações que estão circulando na imprensa sobre a suposta recompensa oferecida pela captura e morte de tubarões na cidade. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura, informa que repudia veementemente qualquer iniciativa nesse sentido, por tratar-se de um grave crime ambiental que será combatido e fiscalizado pelos órgãos competentes, na esfera federal, estadual e municipal. 

 

A prefeitura entrou em contato com dois iates clubes do município, um deles rechaça a informação e divulgou nota no próprio site repudiando também a criminosa iniciativa. A outra empresa de atividades náuticas foi consultada, mas até o momento não respondeu aos nossos questionamentos. 

 

O secretário de Pesca e Agricultura, Luiz Fernando Chaves da Silva, ressalta ainda que tubarão é um animal silvestre protegido por lei. “Ubatuba é uma cidade rica em fauna marinha e nossa missão é contribuir para a sua preservação e equilíbrio ambiental. Não compactuamos com incitações de captura de tubarões e nenhum outro tipo de violência contra qualquer espécie de animal silvestre”, frisou o secretário. 

 

O suposto pagamento por tubarões capturados ou abatidos em Ubatuba surgiu após os dois ataques ocorridos na cidade. Um no dia 3, na praia do Lamberto e o segundo, dia 14, na Praia Grande. Os banhistas feridos por tubarões foram medicados e liberados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *