Uma operação especial, denominada “Mantus” foi realizada nesta terça-feira, dia 22, envolvendo o Terceiro Batalhão de Ações Especiais de Polícia – 3º BAEP, Gaeco(Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Polícia Civil, apreendeu mais de meio milhão de reais, drogas, cartões bancários, celulares e maquinas de jogo do bicho.
A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (22) e foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Ubatuba, Taubaté e Pindamonhangaba, em locais usados por organização criminosa, que trabalha e explora jogos de azar na região. A operação, também, teria identificado empresas da região que seriam utilizadas para a lavagem do dinheiro obtido com a atividade ilegal.
Foram apreendidos ainda 201 eppendorffs contendo cocaína, 294 pedras de crack, 25 porções de maconha, munições de calibre restrito, aparelhos celulares, notebooks, máquinas de jogo do bicho, cartões bancários, equipamentos eletrônicos diversos, além aproximadamente meio milhão de reais em espécie e € 9.630,00 euros.
A operação teve como objetivo de combater o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, jogos de azar, preservar a ordem pública e proteger pessoas. Em Ubatuba, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro da Maranduba, região sul do município.
Segundo o BAEP, em oito anos de policiamento, o 3º BAEP obteve 533 veículos localizados, mais de 8,5 toneladas de drogas apreendidas, 1108 armas de fogo apreendidas, 4.767 criminosos presos, 1.388 foragidos recapturados. Não foi informado se foram feitas prisões nas três cidades durante a operação.