A surfista sebastianense Sophia Medina, de 17 anos, foi eliminada do Corona Saquarema Pro que está sendo disputado em Saquarema, no Rio de Janeiro. No masculino, neste sábado, Gabriel Medina e Miguel Pupo disputam a terceira fase da competição.
Sophia Medina que venceu sua bateria na tarde da última quinta-feira, dia 3, com nota 16,12, superando a havaiana Betty Sakura(10,40) e a peruana Arena Vargas(8,47), acabou não passando para a terceira fase da competição que reúne as 16 melhores surfistas.
A surfista sebastianense acabou ficando em terceiro lugar em sua bateria, com nota 8,57, sendo superada pela compatriota Summer Macedo (12,07) e pela japonesa Amiro Tsuzuki( 10,27). Summer e Laura Raupp são as únicas brasileiras na terceira fase da competição.
Com a eliminação, Sophia Medina terminou em 17º lugar, somando 1.900 pontos no ranking. As outras surfistas que representaram o Litoral Norte, Nairê Marques, de Ubatuba e Bruna Carderelli, de São Sebastião, foram eliminadas. Na primeira fase, Nairê ficou em quarto lugar na bateria vencida pela surfista japonesa Shino Matsuda(10,60); e, Bruna ficou também na quarta colocação na bateria vencida pela catarinense Laura Raupp (10,30).
O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil promove na Praia de Itaúna, a penúltima batalha por vagas para a elite do World Surf League Championship Tour 2023. O primeiro evento do Challenger Series na América Latina, começou no dia 1º com prazo até 8 de novembro para ser finalizado na Capital Nacional do Surf. São 96 participantes na categoria masculina e 64 na feminina, disputando importantes pontos nos rankings de acesso para o CT. Sete tops já garantidos na elite de 2023, vão participar do evento.
No ranking feminino, que classifica cinco surfistas para completar as top-17 do CT, só resta praticamente uma vaga para ser definida. A líder Macy Callaghan e a vice-líder Caitlin Simmers, nem vieram para o Brasil. A australiana Molly Picklum e a havaiana Bettylou Sakura Johnson, já estão bem encaminhadas também, mas vão competir no Corona Saquarema Pro para garantir de vez os seus nomes. A sul-americana mais próxima da briga pela quinta posição da australiana Nikki Van Dijk é a brasileira Luana Silva, em nono no ranking. Depois, tem a peruana Daniella Rosas em 21º e a brasileira Summer Macedo em 27º lugar.
Masculino
Gabriel Medina e Miguel Pupo, ambos de São Sebastião, disputam neste sábado a terceira fase da competição, que reúne os 24 melhores surfistas. Medina (Foto) continua indo bem após seu retorno às competições depois de quatro meses afastado devido a contusão no joelho. Ontem, sexta, ele ficou em segundo lugar, com nota 13,86, na bateria vencida pelo surfista americano Jett Schilling(15,44). Hoje, sábado, dia 5, , Medina irá enfrentar Kei Kobayashi(Japão) e Maxime Huscenot(França).
Miguel Pupo ficou em primeiro em sua bateria com nota 13,53, superando o francês Maxime Huscenot(11,86). Na terceira fase da competição Miguel terá pela frente os surfistas Jett Schiling (EUA) e Joel Vaughan(Austrália). Outros brasileiros que também passaram para a terceira fase: João Chianca, Douglas Silva, Gabriel Sodré, Lucas Silveira e Edgard Grossia.