Acontece neste sábado, dia 8, às 16 horas, no Rancho dos Pescadores de Boiçucanga, nas costa sul de São Sebastião, a pré-estreia do documentário .“Entre Flechas e Tramas”
O rancho dos pescadores onde será feita a pré-estreia do curta fica na rua Hilárião C. Matos, número 60, em Boiçucanga, na costa sul sebastianense. A produção do curta teve apoio da Associação dos Pescadores de Boiçucanga.
Trata-se de um documentário sobre a cultura tradicional caiçara no litoral Sul de São Sebastião (SP). O curta aborda a questão da subsistência tradicional em meio às grandes transformações vivenciadas na região.
A narrativa é desenvolvida a partir dos relatos de artesãos caiçaras (antigos e ainda atuantes) que abordam as problemáticas da produção e transmissão dos saberes e fazeres tradicionais em suas trajetórias pessoais e coletivas.
Dentre outras questões, o filme trata da relação da cultura artesanal caiçara com o território, suas técnicas de produção e a transmissão desses conhecimentos entre as gerações – um patrimônio cultural que se encontra seriamente ameaçado pelas transformações em curso. Também aborda a relação dos valores caiçaras com as necessidades contemporâneas de preservação ambiental.
A direção é de Fernanda Sarmento, a montagem é de Pichi Martirani e uma produção da Rá Filmes. O filme contou com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado, através do ProAC Editais, prêmio estímulo à produção de curta-metragens.