Chove em todas as cidades do Litoral Norte. A previsão é de que a chuva permaneça até domingo, dia 2. Em todas as cidades da região, as equipes da defesa civil permanecem em alerta devido a previsão de chuva ininterrupta e acumulo de até 200 mm até sábado. A preocupação maior é com as áreas consideradas de risco, que ficam às margens de rios e encostas de morros.
Em Ubatuba, a Defesa Civil está realizando vistoria em áreas de risco espalhadas pelo município. Nesta quinta-feira, 29, uma equipe esteve no bairro Bela Vista para atender uma ocorrência de deslizamento de massa. O local já sofreu deslizamento nas fortes chuvas em abril e, por isso, se encontra sem famílias e isolado. Entretanto, o acúmulo de chuva e o encharcamento do solo fez com que descesse um pouco de terra.
“Por isso, a Defesa Civil realizou uma ação de prevenção de talude no local, tomando as medidas necessárias e fazendo a colocação de lona para evitar mais deslizamento”, explicou diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil.
Em algumas regiões, o acumulado de chuva nas últimas 72 horas ultrapassa os 100 mm, colocando o município em estado de atenção. Os locais com maior índice são Ubatumirim (Região Norte) , com 201,02mm, Lagoinha (Região Sul), com 149,7mm, e Itamambuca (Região Norte), com 146,38 mm. Os menores índices estão na região Oeste e Central, entretanto, também ultrapassam os 100 mm.
É importante lembrar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas. Em caso de situações como essas, a população pode acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199.
Caso a população queira receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem já possuía cadastro com o CEP genérico 11680 deve se recadastrar, inserindo o código da rua.