Recentemente, o atleta ubatubense Renato Lima, conquistou o primeiro lugar da categoria profissional na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Skimboard, disputada na Sununga, em Ubatuba, vencendo o carioca Lucas Fink, atual campeão mundial da modalidade, que ficou em segundo lugar
O skimboard , aquele esporte praticado com pranchas pequenas junto a arrebentação das ondas, vem destacando e revelando “skimboarders” (como são chamados os praticantes da modalidade) no Litoral Norte. O skimboarder sebastianense, Vinícius Silvestre Araújo de Matos, de 25 anos, conquistou o Skim Floripa, válido como a 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Skimboard Amador, na praia de Armação, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.
O atleta que faz parte do programa “Força Atleta”, criado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), pratica a modalidade há cerca de 13 anos com pranchas profissionais, apropriadas para o esporte. Quando começou com cinco anos de idade, o surfista utilizava adaptações e modelos antecessores do skimboard para se manter na atividade, como o disco de sonrisal.
“Foi a primeira vez que ocorreu um campeonato em Florianópolis, então, foi uma grande honra para mim ser o primeiro a conquistar o troféu de campeão dessa etapa inédita. Ainda mais pela importância dos pontos que somei para o ranking geral do Circuito”, disse o Vinícius.
Para o atleta, a maior dificuldade que teve de enfrentar para ganhar a etapa foi as condições climáticas. “Primeiramente o frio e a água gelada, mas que depois de um tempo era possível se acostumar. Em seguida, o vento forte, que para mim é o principal adversário do esporte, pois em muitas vezes atrapalha a ponto de não conseguir praticar”.
A próxima e última etapa do campeonato será em Boiçucanga, praia da Costa Sul de São Sebastião, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Vinícius decidirá o título em casa, pois está na briga direta pelo título de Campeão Brasileiro Amador contra o também sebastianense João Lechinieski, que é o atual líder do ranking geral.
Também na categoria profissional, o surfista de Boiçucanga, Bruno Passos, estará disputando a possibilidade de ser o tricampeão Brasileiro Profissional. Além dele, tem a jovem promessa do bairro da praia de Santiago, João Dias, que faz parte da categoria iniciante e ganhou todas as etapas disputadas até o momento. João Dias ainda disputa a categoria Amador A2, que é uma categoria acima da idade dele, e mesmo assim, lidera essa outra vertente absoluto.
Na categoria (Amador), a primeira etapa, em Recife (PE), o vencedor foi João Lechinieski, de Boicucanga; na segunda etapa, em Saquarema (RJ), Vinícius foi o 1º colocado e o João Lechinieski foi o 3º colocado; na terceira etapa, em Ubatuba (SP), Vinícius ficou com o 4º lugar; e nesta quarta etapa, em Florianópolis (SC), o atleta terminou como 1º colocado e o João Lechinieski em 2º colocado.
Em São Sebastião há muito tempo o esporte deixou de ser apenas um lazer de verão. Atualmente, a modalidade é extremamente competitiva, com grandes atletas profissionais, amadores, iniciantes e femininas.
“A única coisa que nos falta, é a visibilidade e o apoio de grandes marcas. Com isto, seria possível levar atletas daqui para competir o Circuito Mundial, por exemplo”, conta o atleta.
Ubatuba
A praia da Sununga, em Ubatuba, sediou recentemente a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Skimboard. A competição que aconteceu em junho, reuniu mais de 60 atletas do Brasil e de outros países. Ubatuba teve destaques nos principais pódios da competição.
Segundo Leandro Azevedo, organizador do evento, atleta profissional e presidente do Instituto Brasileiro de Skimboard, o município de Ubatuba teve diversos destaques. O atleta Renato Lima, conquistou o primeiro lugar da categoria profissional, vencendo o carioca Lucas Fink, atual campeão mundial da modalidade, que ficou em segundo lugar. Na prova feminina principal, a esportista Julia Dias, também de Ubatuba venceu a categoria.
A Praia da Sununga é conhecida por ser uma das melhores praias do mundo para a prática do skimboard e é sede de etapas de campeonatos mundiais desde os anos 2000, sendo considerada por alguns a “Pipeline” para os praticantes da modalidade. O campeonato foi uma das etapas de um circuito internacional de skimboard. Os participantes disputaram oito categorias: Profissional, Amador Principal, Amador A2, Feminino Principal, Feminino A2, Iniciante, Petit e Master.
Azevedo ressaltou a importância destes eventos em Ubatuba. “É importante resgatarmos nossos meninos, adolescentes locais, podemos fazer esses eventos e trazer eles para a competição, para o esporte. É não só frisar o surfe no município, mas também o skimboard, que é um esporte inovador que está se consolidando agora, é bem radical e nós temos o campeão mundial, uma ótima referência”.
Ele destacou também que as competições influenciam no turismo do município. “Isso também fomenta o turismo na cidade, são muitas pessoas vindo de fora do brasil para Ubatuba, então movimenta o comércio local”.