Segundo dados divulgados ontem, quinta (25), pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, nos primeiros dez meses deste ano o Litoral Norte registrou 44 homicídios, um latrocínio, 114 estupros, 560 roubos, 39 roubos de veículos e 3.364 furtos. Caraguatatuba foi responsável por cerca de 50% das mortes violentas ocorridas na região entre janeiro e outubro deste ano.
Confira os números deste ano, entre janeiro e outubro: Caraguatatuba- 21 homicídios, 39 estupros, 227 roubos, 14 roubos de veículos; Ubatuba- 11 homicídios, um latrocínio, 24 estupros, 202 roubos e 16 roubos de veículos; São Sebastião- sete homicídios, 39 estupros, 119 roubos e oito roubo de veículos; e, Ilhabela- cinco homicídios, 12 estupros, 12 roubos e um roubo de veículo.
Em comparação como mesmo período do ano passado, houve aumento no número de homicídios, de 41 em 2020 para 44 em 2021; aumento de estupros (99 em 2020 e 114 este ano) e aumento de roubo de veículos, foram 21 em 2020 e 39 em 2021. Houve queda nos casos de latrocínio, dois em 2020 e um em 2021 e no número de roubos, foram 560 este ano e 603 no ano passado.
Em Caraguatatuba, a maior cidade do Litoral Norte com cerca de 130 mil habitantes e considerada a mais violenta da região, a prefeitura busca reduzir os índices de criminalidade com a implantação da Guarda Civil Municipal, a instalação da Força Tática da Polícia Militar e desenvolvimento de programas sociais para retirar os jovens das ruas e evitar o acesso ao tráfico de drogas.
No último dia 22, o prefeito Aguilar Júnior se reuniu com o tenente coronel André Luiz Paes, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I); capitão Adriano Alves Diniz, comandante da PM de Caraguatatuba para agilizar a implantação da Força Tática e definir o reforço no policiamento para a temporada de verão.
“Ter a sede da Força Tática em Caraguatatuba é extremamente importante. Além de aumentar a segurança, não só da nossa cidade, mas de todo Litoral Norte, auxiliará nas operações e ações da Polícia Militar”, diz Aguilar Junior.
Em Ubatuba, o Conseg cobra ações das autoridades para conter roubos e furtos na região central da cidade e combater os fluxos no centro e no Itaguá. O único caso de latrocínio registrado este ano na região ocorreu em Ubatuba. São Sebastião investe em monitoramento eletrônico. Ilhabela reforça a fiscalização na travessia de balsas, porta de entrada de pessoas no arquipélago.
Em dezembro, haverá um reforço no policiamento para a temporada de verão, com a chegada de cerca de 700 policiais. Caraguatatuba receberá 210 policiais. Entre o final de dezembro e março, região recebe a visita de cerca de 3 milhões de visitantes.