– Tudo isso é fruto do projeto Cidade Inteligente, que está em desenvolvimento e trará muito conforto à população. É um grande orgulho estarmos juntos à Enel X, a maior operadora de distribuição de energia renovável no mundo. Ficamos muito felizes quando a empresa ganhou o pregão. Teremos um parque de iluminação e uma Cidade Inteligente de ponta, com muita expertise e desenvolvimento, para atendermos a juventude, os trabalhadores e as donas de casa com ônibus de alta tecnologia– comentou o prefeito.
Os testes com passageiros terão continuidade nos próximos dias e continuarão durante trinta dias, quinze na linha Centro – Jacuecanga e quinze na linha Centro – Japuíba via Balneário. Durante o período de teste, a tarifa do ônibus elétrico será a mesma aplicada nos ônibus convencionais da viação.
O ônibus possui capacidade para trinta e quatro passageiros e irá rodar de segunda a sábado com uma autonomia de 250 km ao dia. O novo ônibus elétrico não poluente é movido a bateria recarregável e conta com acessibilidade, rede wi-fi, ar-condicionado e carregador para celular. A licitação está programada para o primeiro semestre do ano que vem.
Como parte do projeto, a Prefeitura irá revitalizar parte dos pontos de ônibus, a partir da implementação de painéis de energia solar, tecnologia wi-fi e painéis com informações sobre as linhas. Essas tecnologias visam impactar a economia, a empregabilidade e a sustentabilidade do município, com o intuito de beneficiar positivamente a vida das pessoas que residem ou visitam o município.
– Estamos lançando o piloto do ônibus elétrico em Angra. Ele trará vários benefícios, como a diminuição de poluentes. O período de teste é uma grande oportunidade para a população conhecer a tecnologia e seus benefícios. O projeto foi desenhado a partir de estudo da topologia da cidade, em parceria com a Marcopolo, uma empresa com tecnologia brasileira. O Brasil tem a matriz renovável mais importante do mundo. É um círculo que gerará muito empregos – frisouFrancisco Scroffa, presidente da Enel X.
O ônibus de nome Attivi, da companhia Marcopolo, é composto por carroceria e chassi próprio, com tecnologia nacional e importada. O projeto de eletromobilidade prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável. O projeto inicial englobará 80% da frota do transporte público de Angra, com o planejamento de se chegar a 100% posteriormente.
– Essa parceria é muito importante para o município. A Secretaria de Planejamento e Parcerias está de parabéns. Nossa gestão está cada vez mais moderna e efetiva, viabilizando várias demandas públicas. O objetivo é que, futuramente, transformemos em elétrica toda a nossa frota de ônibus. Temos também várias outras PPPs em andamento que sabemos que serão exitosas. A paciência é um fator fundamental para o andamento dos projetos – declarou Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais.
O Transporte Público Integrado em Angra dos Reis está aos cuidados da Empresa Viação Senhor do Bonfim. São 18 linhas. O transporte integrado é ativado mediante o uso de cartão eletrônico Bonfim Card Vale Transporte – solicitado diretamente pelo empregador, para os empregados – ou do cartão convencional, que pode ser adquirido por qualquer pessoa física, na sede da empresa ou no escritório da Bonfim, no Centro.
O sistema é utilizado nas linhas que efetuam a integração entre si. Através dele, dentro de um período estipulado em 100 minutos – 1h40 –, usuários do sistema podem utilizar duas linhas de ônibus municipais efetuando apenas um pagamento.
Na primeira utilização pelo passageiro é debitado o valor relativo a uma passagem. Em seguida, ao adentrar pela segunda vez numa linha que esteja integrada com a primeira, não é efetuado um novo débito.
A integração não funciona com pagamento em dinheiro, mas, exclusivamente no caso dos usuários do Passageiro Cidadão, programa que possibilita passagens de ônibus municipais mais baratas, a pessoa deverá passar o cartão do programa no validador e pagar a parte dela em dinheiro, para ter a entrada liberada.
Na próxima viagem em um ônibus compatível com a integração, ela vai usar novamente o cartão e o validador informará digitalmente a palavra “integra”, mostrando embaixo o valor zero e, em seguida, liberando a passagem sem custo nenhum – o cadastro do Passageiro Cidadão e o agendamento para o próprio é efetuado no site da Prefeitura de Angra.
Atualmente, 18 linhas de ônibus municipais fazem parte da integração, e existe estudo de viabilidade técnica para a implantação de outras em andamento.