Vendaval com rajadas de até 125 km/h assusta moradores e provoca estragos nas cidades do Litoral Norte

O vendaval que atingiu na tarde e noite de quarta-feira (10) as cidades do Litoral Norte assustou os moradores e causou estragos em São Sebastião e Ilhabela. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento superaram 100 km/h.  No Canal de São Sebastião os fortes ventos chegaram a atingir até 125 km/h, interrompendo a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. Segundo as prefeituras, não houve vítimas fatais, apenas danos materiais.

 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SEGUR), informou que os fortes ventos, acima de 100 quilômetros, com chuvas, causaram mais de 30 ocorrências, principalmente queda de árvores e estragos em prédios públicos e comércios. A cidade não registrou vítimas e queda de residência.

 

No início da manhã desta quinta-feira (11), segundo a Defesa Civil haviam sido contabilizados, até o momento, quedas de mais de 30 árvores, que interromperam ruas e rodovias, rapidamente desobstruídas pelo órgão com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).

 

 

Entre as ocorrências, foram sete quedas de árvores sobre imóveis, sem nenhuma pessoa machucada, somente prejuízos nos prédios. Uma árvore atingiu um ônibus em Toque-Toque-Grande, sem vítimas; diversas repartições públicas sofreram prejuízos, entre elas, os prédios da rodoviária, de unidade de saúde e da Prefeitura.

 

O galpão de eventos da Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia) caiu, o que deverá adiar a realização do Festival da Cultura Japonesa “São Sebastião Matsuri”, que iniciaria nesta sexta-feira (12). Veja como ficou o local onde seria realizado o festival através de imagens postadas nas redes sociais:

 

 

 

Segundo a Defesa Civil, o Porto de São Sebastião, teve galpões destruídos e prejuízo na carga armazenada. A travessia de balsas, teve sua área de cobertura de embarque colapsada. A Prefeitura enviou ônibus, para acomodação e proteção dos usuários da travessia.

Na Rua Duque de Caxias, no Centro da cidade, duas árvores caíram, na madrugada, e impediram o trânsito, sendo uma menor sobre um carro estacionado e sem ocupantes. Pela manhã, a SESEP fez a remoção das árvores.

Durante a manhã, a Defesa Civil e a SESEP continuavam os trabalhos que avançaram pela madrugada para atender as ocorrências e fazer as desobstruções e limpezas necessárias.

As secretarias da Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU) fazem levantamento nas escolas e unidades de saúde para confirmar as avarias. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro, ficou sem energia elétrica, por volta das 23h, quando a empresa concessionária do serviço foi acionada. O Hospital de Cínicas de São Sebastião Costa Sul (HCSS-CS), também registrou quedas de energia.

O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião informa que o Varal Solidário, ação descentralizada, que iria ocorrer na quadra poliesportiva do bairro Olaria, Região Central do município foi cancelado, devido aos fortes ventos e chuvas que atingem a região.

 

Ilhabela

 

 

A Prefeitura de Ilhabela informa que as fortes chuvas e o vendaval que acometeram a cidade desde a noite de quarta-feira (10), resultaram até o momento em 15 ocorrências atendidas pela Defesa Civil do município, sendo elas: uma vistoria, nove quedas de árvores, três quedas de galhos, um destelhamento de dois cômodos em uma residência e uma queda de rede elétrica. Nenhuma das ocorrências teve vítimas.

 

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos já estão trabalhando na desobstrução de ruas e limpeza e em seguida iniciarão os reparos necessários. No Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII), da Barra Velha, a cobertura da arquibancada da piscina cedeu durante a madrugada. Na Educação, as escolas estão funcionando normalmente e os alunos sendo acolhidos em todas as unidades com atividades e alimentação.

 

O Hospital Mário Covas Júnior segue em funcionamento normal. Apenas em razão das oscilações de energia, desde a noite de ontem, passou a funcionar preventivamente com o gerador acionado ininterruptamente visando evitar danos aos equipamentos médico hospitalares.
A UBS da Barra Velha alta sofreu com algumas avarias e alguns atendimentos foram direcionados para a UBS da Barra Velha baixa.
Há pontos sem energia elétrica e a empresa responsável já foi acionada e em breve o problema será solucionado.

 

Caraguatatuba/Ubatuba

 

Em Caraguatatuba, segundo a defesa civil, foram 10 ocorrências, a maioria de queda de árvores. No centro, a cobertura do centro de eventos na avenida da praia foi danificada e na região norte, a cobertura de um posto de gasolina caiu. Ninguém ficou ferido. Em Ubatuba, a Defesa Civil atendeu 12 ocorrências. Entre elas, duas quedas de árvores em cima de casas, ninguém ficou ferido. As equipes fazem a limpeza da cidade na manhã desta quinta-feira, 11.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *