A Marinha do Brasil emitiu alerta de ventos fortes e ressacas no litoral do sudeste brasileiro, entre quarta (10) e quinta-feira(11). No Litoral Norte paulista, as rajadas de vento sudoeste podem atingir a marca de 88 km/h (48 nós). No mar, as ondas podem chegar até 3 metros de altura.
O alerta da Marinha foi encaminhado para todas as marinas e iates clubes da região. Os proprietários de embarcações e pescadores devem ficar atentos as informações repassadas e, se possível, evitar irem ao mar em dias de ventos fortes e ressacas.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a passagem de uma frente fria, prevista para o final do dia desta quarta-feira (10) e madrugada de quinta-feira (11), que pode trazer rajadas de vento fortes de até 115 km/h, para toda a faixa litorânea na Baixada Santista e no Litoral Norte. A orientação é para que as pessoas se protejam e embarcações de pesca e recreio não sejam levadas ao mar.
O fenômeno é provocado por um sistema meteorológico seguido por ventos predominantemente vindo do sul do país que deve provocar ventos muito fortes e queda na temperatura.
De acordo com o meteorologista Willian Yasuo Minhoto, da Casa Civil, a temperatura deve cair para 15 graus após as rajadas, por isso há necessidade de dar uma atenção especial nas áreas mais vulneráveis, pois não está descartado risco de transtornos.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, informou que o município está de prontidão para a virada do tempo. “Nossa orientação é que as pessoas se protejam em casa ou locais abrigados”.
A Defesa Civil informa que esta terça-feira (9) começa com ventos fracos, que podem aumentar durante o dia, ultrapassando os 30 km/h durante a noite.
Na madrugada de quarta-feira (10) há possibilidade de ventos moderados, que aumentam significativamente durante o dia, podendo ultrapassar os 80 km/h, permanecendo intensos até quinta-feira (11) pela manhã, quando perdem intensidade e voltam a atingir velocidades de aproximadamente 30 km/h.
A Defesa Civil permanece com o monitoramento das áreas de risco do município e pede para população que em caso ocorrência ligue para o número 199.
Previsão
A segunda semana de agosto já começa instável no litoral norte paulista e o avanço de uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical, vai espalhar mais umidade nos próximos dias, além de derrubar as temperaturas.
A previsão é de dias com predomínio de céu nublado, com vários períodos de chuva e temperaturas baixas. A sensação é de frio todos os dias e, dessa vez, não só na capital e áreas litorâneas, mas as temperaturas vão cair bastante também no interior paulista.