A Defesa Civil de Ubatuba alerta moradores das comunidades da Almada e do Engenho bem como frequentadores das praias: de 9 a 12 de agosto (terça a sexta-feira da próxima semana), o tráfego de veículos de quatro rodas será interditado, permitindo somente a passagem de pedestres, bicicletas e motocicletas.
Localizada no Norte de Ubatuba, a Praia da Almada está distante 38 km do Centro, no sentido Paraty. A partir da rodovia Rio-Santos, pega-se uma estrada de 3,6 km até a praia. Para chegar à Praia do Engenho, basta seguir pela Praia da Almada até o canto esquerdo da areia e subir a escada que dará na faixa de areia da Praia do Engenho. A Almada é uma das praias mais visitadas de Ubatuba.
Prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, reuniu-se no dia 28 de julho com representantes da Defesa Civil estadual para discutir a situação da estrada que dá acesso às praias da Almada e Engenho, na região sul do município, que sofreu com as fortes chuvas entre final de março e começo de abril deste ano.
Interdição
Segundo a defesa civil, a interdição para carros será necessária devido a uma ação de sondagem e análise técnica do solo na altura do km 3, local mais prejudicado com as chuvas do início de abril. “O estudo vai permitir que seja identificada a melhor forma de execução da contenção de encostas”, explicou o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Napoli.
O referido trecho será contemplado com recurso da secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, na casa dos R$2.080.000,00, pleiteada pela prefeita Flavia Pascoal no dia 21 de julho, aproveitando o estado de emergência da cidade (estabelecido na ocasião das fortes chuvas) que vai até o dia 4 de outubro.
“Tivemos uma grande erosão naquele ponto. Fomos a São Paulo com todo o projeto e documentação para solicitar essa verba, em torno de 2 milhões. A obra é imprescindível para oferecer segurança ao único acesso à comunidade”, reforçou a prefeita.
É importante destacar que a previsão de interdição no período leva em conta as condições climáticas favoráveis para a execução da sondagem. “Caso venha a chover, o prazo de interdição poderá ser estendido. No próximo final de semana, o trecho será liberado, mas se os serviços não forem concluídos, retomaremos a interdição na segunda, 15”, concluiu Napoli.
Outras obras
O km 1 da estrada da Almada já será contemplado com obras de contenção oriundo de uma verba federal, decorrente dos estragos das chuvas de 2018,recurso que também viabilizou obras de contenção na praia da Enseada