A Praia da Caçandoca será palco de uma ação ambiental no próximo sábado (6). A ação aberta ao público integra a programação que celebra o lançamento do e-book “ A vida de Georgina-conhecendo o Manguezal” e acontece das 9h às 12h.
Após o desenvolvimento de atividades como projeto de incentivo à leitura, limpeza de praia, instalação de placas informativas na orla da praia para orientar comunidade e turistas; e plantio de mudas nativas cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente, no período da tarde, o e-book será oficialmente lançado.
“A Secretaria Educação, está apoiando a publicação deste livro, que é uma atualização de uma produção antiga de uma parceira da educação chamada Marlene Giraud, do quilombo da Caçandoca”, explicou o diretor de Supervisão Pedagógica da Educação, Roberto Francine Junior. Então não perca a oportunidade de conhecer essa história originada pelo sonho de uma caiçara, Marlene Giraud, em proteger os Guaiamuns e os manguezais
A edição de 2022 foi tecida por uma rede colaborativa formada por pessoas e organizações unidas em torno da proteção do manguezal. O projeto contou com apoio técnico de Carla Beatriz Barbosa e Paulo Sri Pires, Rosana Gaeta (arte e edição), Martina Medina (assistente de edição), Tadeu Fischer (fotografia), Angelina Pagés Ribas (revisão), Lidi Keche e Roberto Francine Junior (conselho editorial), além da organização das ONGs Terra Guaiamum, Tamoio Ubatuba e Instituto Argonauta, e apoio de Nativo Caiçara da Barra Seca, Rede Litoral Norte SP de Manguezais, Associação Cunhambebe, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
Mais sobre o e-book:
O livro, que conta a história de um caranguejo fêmea que, durante a sua andança, viveu uma aventura, era lido para os alunos da escola local. Nesta edição, revista e ampliada, recebeu mais uma parte da história e foi acrescentado conteúdo de Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal adaptado à linguagem infanto juvenil.