Ilhabela, considerada a “Capital da Vela” no país, terá mais sete eventos náuticos até o final de 2022, entre eles, etapas do campeonato paulista das classes Star e Oceano, Copa Mitsubishi e brasileiro de classes olímpicas.
Em setembro, entre os dias 10 e 17, será realizado o campeonato paulista da Classe Star. Em outubro, entre os dias 8 e 10, a 3ª Copa Mitsubishi ; entre os dias 15 e 16, o campeonato paulista da Classe Oceano; e, entre os dias 24 e 29 de outubro, acontecerá a 9ª Copa Brasil de Vela, campeonato brasileiro de classes olímpicas.
Em novembro, de 12 a 15, acontece o Campeonato da Classe Optimist; e, de 26 a 27, a 4ª etapa da Copa Mitsubishi. Em dezembro, nos dias 3 e 4 acontecerá a XVII Regata Volta à Ilhabela.
Turismo
A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi um sucesso na Ilha. A competição, realizada em julho pelo Yacht Club de Ilhabela e pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, reuniu mais de 100 embarcações e cerca de 1 mil velejadores, entre eles, nomes importantes da vela nacional e mundial: Torben Grael, Marcelo Ferreira, Lars Grael, Martine Grael e Robert Scheidt, Juninho de Jesus, entre outros.
O evento atraiu muitos turistas nacionais e internacionais, movimentando a rede hoteleira- que ultrapassou a 90% de ocupação no período e bares e restaurantes. Segundo a prefeitura, cerca de 160 mil turistas estiveram na cidade em julho, 21% a mais que no mesmo período do ano passado e 12% maior que a média alcançada em 2019.
A prefeitura informou ainda que a taxa média de ocupação hoteleira ao longo do mês de julho foi de 69%, a melhor registrada no mês de julho nos últimos 10 anos. De acordo com o observatório de Turismo da cidade, com o movimento, foram injetados R$ 35 milhões na economia de Ilhabela.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, comemora os bons resultados: “o turismo é a nossa indústria, precisamos gerar atrativos para fazer rodar a economia, gerando trabalho e renda para quem vive aqui. Os resultados estão aí, mostrando que estamos cumprindo o compromisso de reativar a economia de Ilhabela”.
A prefeitura investiu em muitas ações durante a semana de vela, procurando satisfazer todos os turistas que estiveram na ilha. O Race Village, na vila, teve extensa programação que incluiu shows musicais, apresentações de DJ’s, sessões de cinema, espaço kids, exposições culturais, mostras de dança da Fundaci, piscina de nautimodelismo, tours guiados gratuitos, palestras e atividades lúdicas.
Outro destaque foram os oito roteiros oferecidos gratuitamente nos tours guiados entre os dias 15 e 31 de julho, envolvendo observação de aves, trilhas para cachoeiras e contemplação do pôr-do-sol. Aproximadamente 800 pessoas de diferentes localidades se inscreveram nos passeios, o que indica a qualidade do público que esteve na cidade.
Segundo apurou a prefeitura, procuraram os tours pessoas de todas as cidades do Litoral Norte, Baixada Santista, São Paulo (Capital), cidades do interior de São Paulo, do Vale do Paraíba e de outros 7 Estados brasileiros (Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Sul). O público estrangeiro também marcou presença com turistas de seis países: Argentina, Chile, Venezuela, Espanha, França e Alemanha.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, destaca a força de Ilhabela como destino turístico. “Estamos tendo sucesso em mostrar que Ilhabela não é somente um destino de sol e praia, pois os ótimos resultados alcançados em pleno inverno indicam isso. Somos um destino de natureza e a Capital Nacional da Vela, as pessoas estão redescobrindo o arquipélago e conhecendo as diferentes experiências que a cidade tem a oferecer. Isso resultou num dos melhores primeiros semestres para o turismo nos últimos anos e o mês de julho mostra que temos tudo para 2022 se consolidar como um ano excepcional. Ilhabela está se destacando, assim, ganha a economia, ganham os moradores e também quem nos visita”, finaliza.