O Procon de Ubatuba alerta toda a população para o registro de ocorrências de golpes financeiros na cidade. Nos últimos dias, ao menos quatro situações semelhantes foram denunciadas envolvendo, principalmente, pessoas idosas.
A diretora de Proteção ao Consumidor, Alana Leite, comentou que as pessoas que estão aplicando o golpe têm agido, principalmente, em dois locais: um supermercado próximo à rotatória e no calçadão da região central.
As versões já registradas são semelhantes e utilizam argumentos como: oferta de brindes, agência de viagens ou dizem que são estudantes e estão realizando uma pesquisa. “Desta maneira, eles acabam pegando os dados das vítimas e efetuando compras parceladas em 12 vezes no cartão, com valores que variam de 100 a 200 reais por parcela”, explicou Alana.
As recomendações do Procon são para que nenhuma pessoa informe dados pessoais nem de cartão para desconhecidos; caso sejam abordados, que se desvencilhem rapidamente. Ainda é importante lembrar que todas as pesquisas e abordagens promovidas pela Prefeitura de Ubatuba são divulgadas em campanhas e todos os profissionais são identificados com crachás, além disso, nessas ações, nunca são solicitados os dados bancários.
O Procon ainda orienta que as pessoas que foram vítimas desse tipo de golpe devem registrar boletim de ocorrência e solicitar o bloqueio/cancelamento do cartão junto à operadora.