A Prefeitura de Paraty em parceria com IPHAN e a sociedade civil, lançou um projeto-piloto de acessibilidade no Centro Histórico. Segundo o prefeito Luciano Vidal, a proposta inicial é garantir a acessibilidade no trecho próximo a igreja matriz e posteriormente expandir para todo o centro histórico.
Rafael Azevedo, do IPHAN, explicou que trata-se de um projeto piloto que será avaliado por técnicos e que após os testes poderá ser ampliado por todo o centro histórico de Paraty.
Técnicos da prefeitura, envolvidos no projeto piloto, explicaram que o acesso para cadeirantes será feito em calcetaria, sem aplicação de rejunte, nos pisos tradicionais do centro histórico, para facilitar a acessibilidade.
A proposta agradou portadores de necessidades especiais e seus familiares. “É muito difícil passear com meu filho pelo centro histórico devido as dificuldades do piso. Com a iniciativa da prefeitura, poderei circular com meu filho pelo centro histórico”, disse Rejane, mãe de um jovem portador de necessidade especiais.