Um lobo marinho foi resgatado ontem, sexta(1º) , em Ilhabela, pelo Instituto Argonauta. O animal marinho apresentava uma lesão no olho, estava magro e desidratado, sendo encaminhado para a base do instituto em Ubatuba.
O Argonauta atua no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e foi acionado para uma ocorrência de um Lobo Marinho vivo, entre a praia das Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras, em Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo.
A equipe de Veterinários e Técnicos de São Sebastião deslocou-se de bote para o apoio da equipe de campo, e realizou uma avaliação na qual revelou que o animal, apesar de ativo, estava com uma grave lesão no olho esquerdo, por isso ele foi resgatado e embarcado até a Unidade de Estabilização de São Sebastião.
Após os primeiros cuidados, o lobo-marinho foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD), para atendimento e realização de exames complementares que constataram que o animal, além da lesão no olho, está magro e desidratado. O lobo-marinho é um filhote que recebeu os primeiros atendimentos e segue em observação pela equipe do Instituto Argonauta.
Possivelmente, pode se tratar do mesmo lobo marinho que teria sido encontrando debilitado e entre as pedras na Praia de Itaguaré, em Bertioga, na última quarta-feira. O animal foi resgatado e tratado pelo Instituto Gremar, que pode ter recolocado o lobo marinho no mar.
Sobre o Instituto Argonauta Ubatuba
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.