A dupla caraguatatubense de vôlei de praia, Kawane e Jane Cruz, conseguiu pela primeira vez entrar na disputa da chave principal de uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, após alguns anos de muita batalha. Ontem, quinta-feira(2), eles passaram pelo qualifying da 5ª etapa do Circuito Brasileiro que está sendo disputada em Saquarema, no Rio de Janeiro, até domingo, dia 5.
Ontem, a dupla de Caraguatatuba, jogando na quadra 4, venceu a dupla formada por atletas do Maranhão e Mato Grosso, Dani e Dandara, por dois sets a zero, parciais de 21 x 11 e 21 x 15. Nesta sexta(3), pela fase de grupos, Jane Cruz e Kawane enfrentam às 9h40, na quadra 1, na Praia de Itaúna, a dupla formada pelas atletas Ângela, do Distrito Federal e Neide, de Alagoas.
Nesta sexta(3), a dupla inicia a disputa da fase de grupos e as oitavas de final que será realizada na na Praia de Itaúna. Participam do aberto de Saquarema as duplas ranqueadas do 8º ao 14º lugar entre os inscritos, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying, entre as duplas classificada está Kawane e Jane Cruz. De acordo com a CBV, esse sistema permite jogos mais nivelados, entre duplas de ranqueamento mais próximo.
O evento conta com nomes como Pedro Solberg (campeão do Circuito Mundial 2008 e do Circuito Brasileiro 2012/2013), Ângela e Neide (ouro na etapa de Montevidéu do Circuito Sul-Americano 21/22); e Thainara e Rafael Andrew (medalhistas de ouro do Pan-Americano Júnior de Cali-2021).
Nesta sexta-feira, serão disputadas a fase de grupos e as oitavas de final. As disputas por medalhas serão no domingo. Todas as partidas terão transmissão no Canal Vôlei de Praia TV, no app Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e na página da CBV no Facebook (apenas a quadra 1).
A competição é realizada em 15 etapas com premiação total de R$ 6 milhões, mais o custeio de passagem, alimentação, hospedagem e transporte para uma etapa do Circuito Mundial. Todas as etapas somam pontos para o mesmo ranking, e o campeão da temporada 2022 será definido pela soma dos melhores resultados dos participantes.
Em 2022, o Circuito Brasileiro passou a ser dividido em duas competições: Aberto e Top 8. Durante a temporada, serão realizadas 10 etapas do Top 8 e 15 etapas do Aberto. Além de contar pontos para o ranking e para a disputa pelo título, as etapas adicionais do Aberto também servem como oportunidade de desenvolvimento e experiência para as duplas.
A temporada 2022 é a 31ª da história do Circuito Brasileiro, que já teve mais de 330 etapas realizadas. A 1ª etapa desta temporada aconteceu de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, igualmente na Praia de Itaúna, e contou com a presença de aproximadamente 4.500 fãs do esporte. A 5ª etapa é realizada pela Prefeitura Municipal de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo e pela Confederação Brasileira de Voleibol.