Morreu ontem, terça-feira (31), aos 90 anos, o ex-vereador de São Sebastião, ex-prefeito de Uberlândia e ex-deputado federal, Zaire Resende. Zaire estava internado desde o dia 19 de janeiro devido as consequências da Covid-19. Ele deixa nove filhos.
Várias autoridades lamentaram a morte de Zaire Resende. O ex-presidente Lula disse que “sua atuação como médico, professor, diretor de hospital, vereador, deputado e prefeito de Uberlândia sempre foi voltada paras as necessidades do povo” e que Zaire Resende “foi voz importante na defesa da democracia e da justiça social”. Lula e Zaire atuaram juntos como deputados constituintes na década de 80.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também lamentou a morte de Zaire. “Manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Uberlândia por duas vezes, o médico Zaire Rezende. Meu respeito e sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, registrou Zema.
O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão determinou a decretação, nesta terça-feira (30), de luto oficial, por três dias, em razão do falecimento ex-prefeito Zaire Rezende.
Apesar de ser natural de Uberlândia, o médico Zaire Resende iniciou sua carreira política em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Foi eleito vereador entre 1969 e 1977 pela extinta Arena.
Após deixar São Sebastião, foi eleito prefeito de Uberlândia por duas ocasiões, entre 1983 e 1988 e depois, entre 2001 e 2004, pelo MDB. Foi por três vezes deputado federal entre 1991 e 1994, 1995 e 1998 e 1999 e 2002. Em 2006, Zaire ainda foi candidato a vice-governador de Minas Gerais, na chapa encabeçada por Nilmário Miranda (PT).