A empresa Verdebus, que opera no transporte coletivo de Ubatuba, comunica que devido ao reajuste do diesel, reduzirá o número de viagens no município. O diesel aumentou 47% nos primeiros cinco meses do ano.
A Verdebus não informou quais horários e em quais linhas serão reduzidos. A redução nos horários ocorrerá a partir de segunda-feira, dia 30, segundo a empresa.
A empresa opera 21 linhas no município, a mais longa, com 49 kms de percurso e 69 paradas ao longo do percurso é que liga o centro até a Picinguaba. Alinha mais curta é que vai do centro até o bairro Bela Vista, com 5 kms de extensão e 19 paradas.
As linhas com maior movimento de usuários são as que atendemos bairros da Picinguaba, Rio Escuro, Perequê-Mirim, Corcovado e Ipiranguinha. A tarifa, de R$ 4,50, foi reajustada em 2020. Não se sabe se a empresa pediu novo reajuste à prefeitura.
Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) o combustível já subiu 47% em 2022. Considerando os valores dos últimos 12 meses (de junho de 2021 até maio de 2022), o diesel já acumula uma alta de 80,9%, o que representa um impacto na tarifa pública de 26,5% no último ano.
A entidade explica que o combustível é o 2º maior custo do setor de transporte coletivo urbano por ônibus, respondendo a 32,8% do total do setor. Fica atrás somente do custo de mão de obra, que é de 50% em média. Sem atualização do preço da tarifa, as empresas estão reduzindo o serviço fora dos horários de pico, como vai acontecer em Ubatuba.
A NTU alertou sobre os riscos de faltar ônibus para circular fora dos horários de pico, caso os sucessivos aumentos não sejam compensados de alguma forma. Segundo a entidade, quem não conseguir apoio do poder público e não tiver recursos será obrigado a cortar a frota.