A Fundação Florestal finaliza as normas de ordenamento para liberar a visitação turística ao Pico do Corcovado, em Ubatuba. A visitação ficou suspensa durante a pandemia. A trilha em direção ao pico do Corcovado, com cerca de 1.160 metros de altura, é uma das mais visitadas na região, por oferecer uma vista privilegiada do litoral norte e sul-fluminense.
Nesta quinta-feira (26), haverá uma reunião entre técnicos da fundação com representantes da comunidade guarani e, também, monitores credenciados pela Fundação Florestal para discutir o ordenamento da visitação pública ao morro do Corcovado.
A visitação púbica ao local está interrompida desde o início da pandemia e deve ser reativada após a reunião desta quinta-feira que acontecerá na aldeia. Segundo informações, a visitação pública ao Corcovado deverá ser reaberta a partir de julho.
A fundação firmou uma parceria com a aldeia indígena Renascer Ywyty Guaçu para formar monitores turísticos na exploração da visita ao Pico do Corcovado, cuja trilha de acesso fica nas terras que pertencem aos indígenas na região sul de Ubatuba.
A fundação fez algumas melhorias no acesso ao pico antes de liberar a visitação ao local. Foram implantadas estruturas de baixo impacto em atendimento aos anseios da comunidade local e dos ecoturistas, que contribuirão inclusive para o controle de erosões e incremento na segurança. Foram instalados cordas, degraus, corrimões com a supervisão dos indígenas.
A parceria com a Associação Coaquira iniciada em 2018 foi encerrada. A entidade utilizava seus guias para visitação na Trilha do Corcovado. Segundo a fundação, existem 45 monitores credenciados para a realização do passeio.
O parque mantém o controle de acesso ao atrativo dentro da capacidade de suporte, por meio de visitas monitoradas e previamente agendadas, a remoção de lixo, a manutenção das trilhas, o auxílio no resgate à turistas perdidos, entre outros.
A trilha até o alto do Pico do Corcovado é uma das mais procuradas em Ubatuba. A partir da sua reabertura, possivelmente, em julho, os interessados deverão acessar o site da Fundação ( npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov,br ) para agendar visita ao local.
O parque cobra R$ 19,00 o ingresso (estudante e idosos pagam meia-entrada). Não conseguimos saber o valor cobrado por pessoa pelos monitores credenciados. Percorrer a trilha que dá acesso ao morro do Corcovado só será permitido com agendamento na Fundação Florestal e acompanhamento de monitores credenciados.
Trilha
Tecnicamente o Pico do Corcovado é uma pedra saliente no alto da Serra do Mar localizada na região sul de Ubatuba, de onde se tem vista panorâmica de grande parte do litoral norte paulista e sul-fluminense, e do lado oposto as colinas que compõem o Vale do Paraíba.
Duas trilhas monitoradas pela fundação, levam até o cume do Pico do Corcovado, a mais longa (18 kms), porém mais amena, é pelo Parque Estadual da Serra do Mar, em Natividade da Serra, e a outra opção, de trilha mais curta, porém mais acentuada e rigorosa, se inicia no bairro do Corcovado, na região sul de Ubatuba é a mais utilizada. a subida pode levar de 4 a 5 horas até o alto do pico. Existe uma terceira opção de trilha que sai do bairro Cachoeira dos Macacos em Ubatuba, próximo ao Horto Florestal, porém pouquíssimo conhecida, e não aberta à visitação.