Quiosques em duas praias de Caraguatatuba serão reduzidos devido ao avanço do mar

Na praia da Mococa, quiosques serão substituídos por containers

O constante avanço do mar sobre duas das praias mais frequentadas de Caraguatatuba, Mococa e Martim de Sá, vai obrigar os comerciantes instalados nas duas praias a reduzirem seus espaços a beira mar. Na Mococa, os quiosques deverão ser substituídos por “containers”.

Nos últimos anos, as duas praias, a Martim de Sá, situada na região central e a Mococa, que fica na região norte, perderam um bom pedaço de sua faixa de areia, reduzindo a área de serviço dos quiosques e o espaço utilizado pelos banhistas.

Na Mococa, segundo os comerciantes estabelecidos no local, cerca de 100 metros da faixa de areia foram “tomados” nos últimos dez anos pelo avanço do mar.  Dos nove quiosques, cinco já foram parcialmente destruídos pelo avanço da maré.

Na Martim de Sá, considerada a praia mais conhecida e frequentada da cidade, acredita-se, que nos últimos dois anos cerca de 50 metros da faixa tenha sido invadida pelo mar no trecho de “curva” da orla.

Nos quiosques estabelecidos nos cantos direito e esquerdo da praia, a redução da faixa de areia foi menor, de cerca de 20 a 30 metros. A Martim de Sá possui 14 quiosques ao longo de sua orla. As últimas ressacas ocorridas na Martim de Sá, fizeram a areia chegar até a avenida Aldino Schiavi.

Os proprietários de quiosques na Martim de Sá se reuniram com a prefeitura e foi decidido que os estabelecimentos sofrerão alterações em suas estruturas que serão reduzidas de 250 metros quadrados para cerca de 214 metros.

Segundo a presidente da Associação dos Quiosques de Caraguatatuba, Maria Caetano de Castro, a “Cida”, proprietária de um quiosques na Martim de Sá, o projeto já teria sido aprovado pela Prefeitura e pelo SPU(Secretaria do Patrimônio da União).

“Ficou definido que os quiosques desativarão suas frentes, muito prejudicado, devido ao avanço da maré, ampliando as suas áreas laterais. Todos os proprietários concordaram com as alterações. Os quiosques mais prejudicados são os que ficam no meio da praia, onde o mar tem avançado mais”, explicou.

Mococa

 

Mococa em 2011, na foto em cima e, embaixo, atualmente

 

Dos nove quiosques instalados na Mococa, cinco deles já foram destruídos  pelo avanço do mar. No fim de semana, a ressaca destruiu parte das estruturas do mais antigo quiosque da praia, o trailer do Serjão, instalado em 1989.

Nesta terça-feira(17), a prefeitura se reuniu com a associação e com alguns dos proprietários de quiosques da Mococa. O vereador Cristian Bota, preocupado com a situação dos comerciantes, esteve presente à reunião. A sugestão dada foi que os proprietários substituam suas estruturas por “containers”.

Segundo consta, o avanço do mar na praia já estaria colocando em risco, em alguns trechos da praia,   a implantação do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU). O projeto aprovado pela prefeitura e pelo SPU seria implantado o ano passado, mas devido a pandemia, acabou sendo adiado.

O projeto prevê o recuo dos quiosques, entre 4 a 5 metros, novas vias e instalação de infraestrutura, como luz, água e saneamento. Acontece, que em alguns trechos o avanço do mar já ameaça a possibilidade do recuo. A partir do recuo dos quiosques, teria uma rua de 7 metros e as áreas particulares(algumas com projetos sub judice). Não teria como a prefeitura recuar os estabelecimentos e ocupar parte das áreas particulares.

Por isso, a sugestão dos comerciantes substituírem suas atuais estruturas por containers. Os comerciantes da Mococa que estiveram na reunião desta terça(17), ficaram de avaliar a sugestão.

A prefeitura continua sendo parceira dos quiosqueiros e disposta a fazer a parte de infraestrutura de água e esgoto, melhoria dos três acessos à praia, implantação de vagas e bolsões de estacionamentos e recuperação da vegetação nativa. Segundo a prefeitura, no projeto, está prevista a colocação de gabiões que vão conter mais a força de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *