O Litoral Norte continua com um número ainda elevado de praias impróprias para uso, segundo o boletim divulgado ontem, quinta(12) pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Neste fim de semana 32 praias da região estão inadequadas para banho devido a presença de esgoto no mar. A praia do Capricórnio(Foto), considerada uma das mais limpas da região, pela segunda semana consecutiva foi classificada como imprópria.
Na semana passada, 50 praias foram classificadas como impróprias pela Cetesb. Foi o maior índice de praias poluídas neste ano de 2022. A poluição das praias foi intensificada pelas chuvas que atingiram a região no início deste mês.
Ilhabela continua sendo a cidade com o maior número de praias poluídas, são 11; em Ubatuba, são nove; em São Sebastião, sete; e, em Caraguatatuba, cinco praias estão impróprias no fim de semana.
O esgoto lançado indevidamente em córregos e rios atingiram as praias. O banhista deve evitar o banho nas praias classificadas como impróprias pela Cetesb, devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto. As praias impróprias são sinalizadas com bandeiras Vermelha.
Confira a relação de praias impróprias para banho neste fim de semana:
Ilhabela
Armação, Pinto, Sino, Barreiros do Sul, Itaquanduba, Perequê, Ilha das Cabras, Portinho, Feiticeira e Veloso.
Ubatuba
Itamambuca(próximo ao rio), Iperoig, Itaguá(em dois pontos), Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Lázaro, Lagoinha e Maranduba.
São Sebastião
São Francisco, Pontal das Cruz, Deserta, Porto Grande, Preta do Norte, Camburi e Una.
Caraguatatuba
Tabatinga, Cocanha, Capricórnio, Prainha e Indaiá.