Com a proximidade do verão, quando aumenta e muito o tráfego de embarcações de recreio nas praias da região, a Prefeitura de Ilhabela e a Marinha do Brasil lançaram a campanha “Navegar é preciso, mas com responsabilidade”.
O objetivo é garantir a segurança marítima e de banhistas que se refrescam em áreas próximas às de circulação de embarcações. Para isso, fiscalizações serão feitas nas áreas demarcadas pela Marinha do Brasil como de segurança aos banhistas (50 metros da faixa da areia).
Como primeiro passo, a Prefeitura de Ilhabela vai instalar placas entre Pequeá e Vila. Além disso, um panfleto será distribuído em marinas da cidade para ajudar na divulgação.
Nestes materiais, foi inserido um QR Code onde a pessoa acessa as informações com as coordenadas e o mapa de limitação de acesso das embarcações: https://www.ilhabela.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/coordenadas-de-limitacao-das-embarcacoes.pdf
As embarcações que estiverem fora da área determinada serão notificadas pela Marinha do Brasil. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, outras praias da cidade também receberão o regramento e a instalação de placas.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, explicou que se trata de um trabalho conjunto entre Prefeitura e Marinha do Brasil. “Será efetivamente o ordenamento do uso da orla, garantindo aos banhistas e usuários a segurança. Os proprietários das embarcações vão saber se podem navegar no trecho ou se são impedidos. A ideia é que todos possam desfrutar da orla com segurança”, disse Colucci.