Os surfistas do Litoral Norte, Filipe Toledo, de Ubatuba, Miguel e Samuel Pupo (foto), de São Sebastião, se classificaram para as oitavas de final da etapa de Margaret River, na Austrália. Também garantiram a classificação os brasileiros Ítalo Ferreira, Caio Ibelli e Jadson André.
Nas oitavas, Miguel Pupo, que eliminou o australiano Owen Wright por 11,50 a 8,93, enfrentará Ítalo Ferreira. Seu irmão Samuel, que derrotou Connor O’Leary (AUS) por 11,73 a 10,84, terá pela frente Matthew McGil, da África do Sul. Filipe Toledo, que derrotou o australiano Ryan Callinan por 11,40 a 9,83, terá pela frente o americano Nat Young. Caio Ibelli duelará com Ethan Ewing (AUS) e Jadson André (BRA) contra Jordy Smith (AFS).
Em Margaret River serão definidos os 22 homens e as 10 mulheres que seguirão na disputa pelo título dessa temporada. Ao fim da décima prova, no Taiti, os 5 melhores surfistas do ranking masculino e feminino se classificarão para disputar a WSL Finals, competição que decidirá em um mata-mata, em Trestles, nos EUA, os campeões mundiais de 2022. O tricampeão Gabriel Medina, de São Sebastião, retorna às disputas a partir da sexta etapa que será realizada na Indonésia, que será disputada de 28 de maio até 6 de junho.